• Matéria: ENEM
  • Autor: MimRangel2261
  • Perguntado 7 anos atrás

O estabelecimento de uma linha de cuidado eatenção às pessoas com transtorno do espectro doautismo (TEA) e às suas famílias na rede de atençãopsicossocial do Sistema Único de Saúde representaum avanço na saúde mental.Sobre a atuação fonoaudiológica nos Centros deAtenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), avalieas afirmações a seguir.I. A preferência pela denominação de criança"com TEA" em vez de "autista" extrapola aquestão da terminologia em si, ampliando adimensão ética do cuidado para com essaspessoas e suas famílias.II. Os grupos terapêuticos interprofissionaisvoltados à comunicação das criançascom TEA viabilizam o cuidado ampliadoao possibilitarem o aprimoramento dehabilidades pragmáticas da linguagem,sendo esse um dos aspectos relevantes paragarantir avanços na saúde e na educação.III. Os familiares de crianças com TEA precisamser inseridos em oficinas terapêuticas, o queauxiliaria no processo de acolhimento e deescuta qualificada e permitiria trocas entreos pais, além de se configurar como umaestratégia terapêutica.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.

#ENADE

Respostas

respondido por: Danas
1

A alternativa E) apresenta as afirmativas corretas sobre a atuação fonoaudiológica nos Centros de  Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).

A denominação "TEA" é uma forma menos invasiva de se referir a crianças que estão no espectro do transtorno autista, é uma forma de expressão mais ética em relação aos pacientes e seus familiares.

O trabalho com as crianças com TEA em grupos terapêuticos multidisciplinares é uma forma de atender todas as necessidades dessas crianças.

Além disso, é importante que os familiares se mantenham bem informados sobre a TEA, através de oficinas, cursos e da literatura cientifica.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares