A sífilis congênita é transmitida pela gestantepara o seu bebê através da disseminação doTreponema pallidum pela corrente sanguínea.A infecção pode ocorrer em qualquer fase dagravidez e o risco é maior para as mulheres comsífilis primária ou secundária. As consequênciasda sífilis materna sem tratamento incluemabortamento, natimortalidade, nascimentoprematuro, recém-nascido com sinais clínicosde sífilis congênita ou, mais frequentemente,bebê aparentemente saudável que desenvolvesinais clínicos posteriormente. Na sífilis congênitaprecoce, os sinais e sintomas surgem até os 2 anosde vida. Já na sífilis congênita tardia, os sinais esintomas surgem a partir dos 2 anos de vida.Em relação à audição e à sífilis congênita, avalie asasserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. A criança nascida de mãe com diagnósticode sífilis e diagnosticada com sífilis congênitadeve ser submetida a avaliação em doismomentos para que haja a alta audiológica:primeiro, ao nascimento, mediante triagemauditiva, e aos 6 meses de idade, incluindoexames comportamentais, eletroacústicos eeletrofisiológicos.PorQueII. A perda auditiva e as alterações delinguagem podem ocorrer tardiamente e demodo abrupto ou progressivo, sendo que aperda auditiva do tipo sensorioneural podeser uni ou bilateral, de grau leve até severo,com possibilidade de flutuação auditivaacompanhada de vertigem.A respeito das asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa D) apresenta o julgamento correto sobre as asserções.
A examinação da criança nascida de mãe com sífilis é feita em varias etapas de sua vida, podendo até mesmo ser feita com cordocentese na criança ainda no útero, os padrões de avaliação variam bastante.
No geral, as crianças nascidas de mães com sífilis sofrem alterações nervosas que levam a alterações de linguagem, perda auditiva e desaceleração do desenvolvimento mental.
A perda de sensibilidade auditiva pode evoluir para uma perda de sensibilidade corporal ipsilateral.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás