• Matéria: ENEM
  • Autor: Ribeiroevelin10671
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma mulher de 22 anos de idade, mora com seu único filho de 3 anos de idade, refere ter múltiplosparceiros e faz prevenção ocasional de DST com preservativos masculinos. A paciente procurouuma Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixa de dispneia e tosse que ocorre há 3 meses,inicialmente seca, tendo evoluído com expectoração mucopurulenta e presença de sangue. Ela relataperda de apetite, febre de até 38,5 °C, principalmente no período da tarde, e sudorese noturna.Informa ainda que recebeu o diagnóstico de HIV há 2 anos. Faz uso de medicação antirretroviralde forma irregular há 6 meses. O exame físico pulmonar da paciente mostrou: murmúriovesicular presente, distribuído difusamente com roncos ocasionais que melhoram com a tosse.Contagem de células CD4: 242 células/mm3 (valor de referência: superior a 900 células/mm3) eradiografia do tórax, como mostra a imagem a seguirConsiderando o quadro clínico apresentado pela paciente e as condutas a serem adotadas pelo médicoapós a confirmação diagnóstica do quadro pulmonar, avalie as afirmações a seguir.I. Notificar o estado da mãe imediatamente ao Conselho Tutelar, devido à situação devulnerabilidade do filho.II. Internar a paciente, devido à gravidade do quadro clínico e história de baixa adesão ao tratamento.III. Manter o sigilo das informações da paciente perante os outros membros da equipe de saúde.IV. Indicar tratamento diretamente observado (DOTS) à paciente, para garantia da sua adesão.V. Solicitar à mãe que leve seu filho à UBS para rastreamento.É correto apenas o que se afirma emA II.B I e II.C III e IV.D IV e V.E I, III e V.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: Danas
0

A alternativa D) é a correta.

A indicação de um tratamento diretamente observado é o ideal, pois o tratamento para tuberculose é longo, cheio de efeitos colaterais e os índices de desistência são muito altos.

É importante também realizar exames no filho que estava exposto a mãe e pode ter contraído a doença.

O tratamento da tuberculose consiste no uso de antibióticos por cerca de 6 meses, com exames de escarro a cada mês para confirmar se há avanço no tratamento.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares