Respostas
Resposta:
A corrida armamentista eaeroespacial adotada pelasduas potências fez com que os governos dos dois países tivessem receio de iniciar uma guerra nuclear, em virtude das consequências para todos os habitantes da Terra. Dessa forma, a inexistência de guerras diretas entre as potências,principal aspecto do período conhecido como Guerra Fria, baseava-se no equilíbrio do terror, ou seja, no desenvolvimento contínuo de armas cada vez mais tecnológicas e com maior capacidade de destruição, as quais estimulavam o discurso do terror e do medo do inimigo, ao mesmo tempo que impediam conflitos diretos entre os EUA e a URSS. O mapa apresenta o posicionamento de mísseis americanos na Europa Ocidental e de mísseis soviéticos na Europa Oriental, demonstrando o “equilíbrio do terror” criado pela atuação das duas potências e pela corrida armamentista.
Os dados apresentados no mapa evidenciam o momento da Guerra Fria, que foi caracterizado como um grande "equilíbrio do terror", em referência à grande tensão entre Estados Unidos no período pós-Segunda Guerra.
Equilíbrio do Terror na Guerra Fria
A Guerra Fria é considerada como um dos momentos mais tensos para a Humanidade, em virtude dos conflitos ideológicos e bélicos entre as grandes superpotências, Estados Unidos e Rússia.
Muitos especialistas denominam o período como "equilíbrio do terror", justamente pela paridade de armas e necessidade de poder entre as potências.
Mais sobre equilíbrio do Terror: brainly.com.br/tarefa/13204801