• Matéria: Artes
  • Autor: Ticaticaaaa
  • Perguntado 7 anos atrás

quais são as principais características das apresentações do grupo Uakti​

Respostas

respondido por: eu23nerdmenina
6

Resposta: bom dia espero que isso ajude

Explicação:

NO MUNDO pós-guerra, grandes avanços tecnológicos vem ocorrendo em praticamente todas as áreas do conhecimento. O impacto da ciência se fez sentir também na música, mediante o advento do rádio, da televisão e dos diferentes meios de suporte fonográfico. No que concerne aos instrumentos musicais, ressaltam-se o surgimento e desenvolvimento de novos instrumentos eletrônicos e sua rápida evolução, que acompanha, de certa forma, o desenvolvimento acelerado da informática. Entretanto, Marco Antônio Guimarães, fundador e líder do grupo UAKTI, nos chama a atenção, na citação acima, para uma relativa inércia na criação de instrumentos musicais acústicos tradicionais. De fato, observa-se que o surgimento de novos instrumentos para concerto encontra-se praticamente estacionado desde o final do século XIX. De lá para cá, as principais mudanças nessa área restringiram-se à melhoria dos métodos de fabricação e ao aperfeiçoamento dos princípios de funcionamento e produção do som.

Um fato comumente verificado é o hiato entre os construtores de novos instrumentos acústicos e os compositores. Esse afastamento impede o desenvolvimento de um repertório específico para ambos, o que, de certa forma, explica a tendência de acumulação das funções de construtor e compositor de novos instrumentos. No século XX, antecedendo a experiência de Marco Antônio Guimarães com o UAKTI, deve-se ressaltar o trabalho histórico de dois construtores de novos instrumentos acústicos, que conseguiram integrar suas novas fontes sonoras ao seu processo compositivo: Harry Partch (1) nos EUA e Walter Smetak (2) no Brasil.

Os trabalhos de Partch e Smetak são exceções dentro de um quadro no qual há poucos estudos sistemáticos ou consolidados sobre a criação de novos instrumentos musicais. Na Inglaterra, um projeto pioneiro denominado Alternative Tuning Projects dirigido por Patrick Ozzard-Low (3), em parceria com a London Guildhall University, visa a criação de um Centro de Novos Instrumentos Musicais. Tal empreendimento contemplará, prioritariamente, o surgimento de novos instrumentos orquestrais no século XXI, reunindo para tanto estudiosos de diferentes áreas. Contudo, a partir da década de 80, a construção de novos instrumentos musicais passou a congregar, cada vez mais, construtores, compositores e grupos de músicos. Desde 1986, o festival Sound Symposium, realizado bienalmente na cidade de Saint John's, Newfoundland, Canadá, dedica-se à temática da construção de novos instrumentos musicais e instalações sonoras. O simpósio reúne construtores e instrumentistas de diversos países, promovendo o intercâmbio de idéias e experiências construtivas e de performance.

Perguntas similares