A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) discrimina o valor relativo ao resultado do final da conta lucros ou prejuízos acumulados do período anterior em uma conta denominada de “saldo do início do período”.
Sobre a composição do saldo do início do período na DLPA, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. Nas sociedades por ações, o saldo da conta do início do período na DLPA será zero ou será negativo (prejuízos acumulados).
Porque:
II. Todo o lucro obtido deve ser destinado para a constituição das Reservas de Lucros ou para a Distribuição de Dividendos, consequentemente o saldo do início do período não poderá ser positivo.
Assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições falsas
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Respostas
Resposta: D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Explicação: No Brasil, exceto para MPE, é proibido ter saldo positivo no saldo da conta do início do período na DLPA, já que este este saldo, caso positivo, deverá ser destinado as contas de Reservas ou serem destinados a distribuição de dividendos.
A alternativa correta é a aletra D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
O Brasil possui alguns classificações para suas empresa, podendo ser um MEI, que é o microempreendedor individual, as empresas de pequeno e médio porte e as grandes empresas.
As chamadas sociedades por ações, também conhecidas como S.A, são as empresa que disponibilizam cotas de suas ações para ficarem disponíveis no mercado financeiro.
Para as sociedades por ações o saldo da conta DLPA deve ser zero, ou refletir prejuízos passados, saldos positivos deve ser distribuído em reservas ou dividendos.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!