Respostas
Resposta:
Olá, tudo bem?
Vamos lá!
Rito de Passagem e/ou de iniciação:
São celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade. Os ritos de passagem podem ter caráter social, comunitário ou religioso. Geralmente são ligados a nascimento, morte, casamentos ou em celebrações específicas de cada cultura. Vale lembrar que muito antigamente era mais algo feito para marcar um momento de nova fase da vida e atualmente tem mais o cunho de compromisso social.
Exemplos:
Antigamente: Apresentação do recém nascido aos seus ancestrais, a mesma criança ao atingir a puberdade em outra cerimônia; Mulheres ao atingirem a primeira menstruação, o que indicava que estavam prontas para casar.
Atualmente: Batismos na religião cristã, festas de 15 anos (para meninas).
Podemos ver a diferença das duas épocas principalmente na questão do porque existirem tais cerimônias; antigamente se tratava de um compromisso duradouro, algo muito sério, ligado ao espiritual e físico e atualmente apenas como herança cultural, feito apenas para manter o costume, porém nada é seguido de forma rígida, vendo por exemplo a apresentação de crianças em igrejas cristãs, aonde muitos pais mesmo os apresentando, não colocam seus filhos para seguir o caminho da igreja.
Espero que tenha saciado a sua dúvida, qualquer coisa estou a disposição|!
Bons Estudos!
Resposta:
Os ritos de inciação são cerimônias que ocorrem dentro de uma cultura, (independente do grau bio-psico-social e econômico). ... O Baile de Debutantes é um rito de iniciação de maturidade. O Batismo é um rito de iniciação a uma fé ideológica. Todas as culturas possuem seus ritos; do nascimento à morte.
Explicação: