Apenas 3,5% dos jovens têm acesso ao ensino superior. Diante da demanda social para ampliar os índices de acesso ao ensino superior o Estado poderia?
I. expandir as vagas no setor público melhorando a infraestrutura, o número de bolsas para estudantes sem recursos suficientes e/ou que tenham mérito acadêmico.
II. expandir as vagas no setor privado dando auxílio público para pessoas comprovadamente pobres, fortalecendo o mercado da educação.
III. garantir as vagas em instituições estatais para a permanência de todos os estudantes, coibindo e, às vezes proibindo, o desenvolvimento de mercados livres na área da educação.
Assinale a alternativa que contém os tipos de Estado que proporiam as soluções I, II e III, respectivamente:
a) Estado socialista; Estado absolutista, Estado liberal.
b) Estado absolutista; Estado do bem-estar social; Estado liberal.
c) Estado liberal; Estado socialista; Estado do bem-estar social.
d) Estado socialista; Estado do bem-estar social; Estado liberal.
e) Estado do bem-estar social; Estado liberal; Estado socialista.
Respostas
A alternativa E está correta.
O ensino superior acontece após o término da fase regular do aluno, ou seja, antes de ingressar na graduação ele é preparado brevemente em todas as áreas científicas básicas, e, no ensino médio tem um desenvolvimento voltado para provas como o vestibular por exemplo, onde a partir daí ele terá oportunidade de cursar essa nova fase.
Sabendo disso, o ensino superior foi desenvolvido para formar um profissional em algum campo científico ou acadêmico, onde o mesmo poderá atuar após a conclusão de todas as fases do ensino superior, que pode ser dividido em licenciatura ou bacharelado, porém, é importante ressaltar que após a graduação existem outros campos de estudo como o Mestrado o Doutorado e até mesmo Pós Doutorado aumentando seu currículo de expressão acadêmica.
Resposta:
E
Explicação: