Caracteriza-se pela presença predominante de árvores de pequeno porte, com galhos retorcidos e raízes profundas, espalhadas por uma cobertura descontínua de gramíneas. A partir da aplicação dos resultados das pesquisas realizadas para corrigir seus solos, essa formação vegetal foi sendo devastada, porque seu território tornou-se área de expansão da produção de grãos para exportação, especialmente soja. Assinale a alternativa que contém o nome da formação vegetal à qual o texto se refere.
Respostas
Resposta:
Primeiramente, vamos analisar as características desse bioma. Geralmente, em regiões de clima quente é seco, não é comum ver uma vegetação de alto porte, certo? Um exemplo seria o deserto do Saara (você não vê árvores altas e frondosas em lugares desérticos). Além disso, quando o clima é muito seco, as plantas dessa região tendem a se adaptarem para encontrarem água. Muitas delas, por esse motivos, estendem as suas raízes bem abaixo do solo para encontrarem os lençóis freáticos. Portanto, podemos concluir que trata-se de um bioma de clima seco e quente. Sobre a expansão da produção de grãos, seria preciso ter um conhecimento de mundo e uma noção geográfica, mas ainda assim não sobram muitas opções para um clima seco e quente. O bioma mais devastado do Brasil atualmente é o cerrado por conta do avanço desenfreado das lavouras de soja para a região da Bahia, Piauí e Maranhão entre 2000 e 2014 (numa tentativa de superar a produção dos Estados Unidos). O cerrado cabe perfeitamente na descrição de um bioma adaptado a climas quentes e secos e com vegetação predominantemente de gramíneas e pequeno porte. Ah, os galhos retorcidos da vegetação desse bioma se deve ao fato de o solo ser altamente ácido, o que diminui a disponibilidade de nutrientes para as espécies vegetais.
Sei que a resposta foi meio longa e pode ter saído um pouco da sua pergunta, mas busquei me aprofundar mais no tema para te explicar certinho a questão. Espero ter ajudado :)
Explicação: