Considerando este excerto do autor e o conceito de ação tradicional para Max Weber, responda: por quê as tradições são importantes para a manutenção da coesão social? Como futuro professor escreva sobre como as tradições podem influenciar ensino aprendizagem de matemática e cite um exemplo, ou seja, uma proposta ou uma atividade que você possa utilizar um conteúdo matemático e alguma tradição.
Respostas
As tradições segundo Max Weber fazem parte da organização social e das formas que a sociedade se desenvolve.
Um exemplo de atividade neste quesito está no:
Uso da matemática para observar os calendários das civilizações antigas como o calendário Asteca por exemplo.
Weber, buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.
Resposta:
Explicação:
De acordo com o acima, tradições também patrimônio cultural refere-se a aspectos de uma cultura formada por elementos abstratos que são moldados de acordo com os comportamentos, técnicas, crenças e práticas de um determinado grupo social aspectos. Elas são transmitidas de geração em geração e estão constantemente passando por transformações, pois os elementos são sempre recriados coletivamente.
As tradições abrangem todos os aspectos da vida humana, sua cultura, sua religião, política, formas de produção, formas de alimentar-se, diversão, brincadeiras, entre outros. Dentro destes a aplicação do conhecimento matemático também tem sido tradicional em muitos grupos sociais na solução de problemas práticos. Manter o legado das tradições é muito importante, pois garante que preservem os costumes e tradições familiares, comunitárias, regionais e nacionais, Os laços afetivos entre pais e filhos são fortalecidos, as raízes são lembradas e o legado dos antepassados é transmitido, além do patrimônio cultural; o que significa preservar a identidade.
Nesse sentido, o futuro professor deve saber em seu contexto sobre tradições usá-las como ferramenta de ensino e influenciar o aprendizado da matemática. Praticamente ajudará a promover o desenvolvimento intelectual das crianças para que elas sejam lógicas, razoáveis, lógicos, ordenadas e tenham uma mente preparada para a crítica, aspectos que estão presentes no cotidiano. Nas tradições, o ensino de matemática tem tido presença em muitas das atividades humanas, principalmente na produção agrícola, produção de artesanato, construção de ferramentas de trabalho, entre outras. Por exemplo:
Medindo as dimensões de um terreno para plantar: Para plantar um terreno, se precisa saber suas dimensões e o número de plantas por área. Depois que isso é conhecido, agricultores por tradição tomam pequenas estacas de madeira e com cordas eles fazem o layout do campo, desta forma os anciãos ensinam os menores a enquadrar nas dimensões do plantio. (assim eles aprendem os conceitos de quadrado, retângulo, círculos, medianeira, diagonal e outros). Eles também ensinam o relacionamento parte - tudo, demonstrando que os lados estão representados em sua relação (no retângulo, fala-se por exemplo, que comprimento é o dobro da largura).