Respostas
Resposta:
As Escolas Literárias são as formas como estão divididas a literatura mediante as características apresentadas em cada uma delas. Essa divisão depende, entre outros aspectos, principalmente dos momentos históricos.
Também chamadas de movimentos literários, as escolas literárias dividem-se em eras, sendo elas: era colonial e era nacional.
As primeiras escolas literárias tiveram início no Brasil durante o século XVI. Alguns cronistas iniciaram as escrituras desse segmento, descrevendo sobre o país no momento em que foi recém descoberto e passava por processo de colonização.
A literatura brasileira tem pouco mais de quinhentos anos. As escolas literárias surgiram no continente europeu e lá já são milenares. No Brasil o processo foi mais tardio. O primeiro momento em que as escolas literárias começaram a construção de conteúdo foi a partir do Quinhentismo, quando aconteceram todas as manifestações do século XVI.
As escolas literárias no Brasil são divididas em dois grandes momentos: a Era Colonial e a Era Nacional. Esses dois períodos ficaram marcados e separados pela emancipação política do Brasil.
A literatura brasileira recebeu influência direta de Portugal. A primeira era, ocorreu no Brasil colônia, quando iniciou a história da nossa grafia - uma das maiores heranças deixadas pelos colonizadores. Já a Era Nacional marcou as características singulares do povo brasileiro. A identidade do pais passava a se multiplicar, unindo o que já tinha de Portugal com características nacionais próprias, criando uma expressão singular que descrevesse nossa cultura, além de aspectos sociais e linguísticos. A Era Nacional é reconhecida como um marco das escolas literárias no Brasil, quando finalmente a autonomia foi estabelecida.
Explicação:
Fase Colonial
▪ Quinhentismo: ficou conhecido como a primeira escola literária brasileira. Seu principal texto foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, que embora seja um relato de viagem, possui considerável valor literário. Os textos do Padre José de Anchieta também foram muito importantes.
▪ Barroco: A principal característica do Barroco esteve na linguagem: rebuscada e repleta de jogos de palavras e ideias, além de uma primeira tentativa de abrasileiramento da linguagem literária. Seus principais representantes foram Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
▪ Arcadismo: As principais características do Arcadismo foram a valorização da natureza e a ruptura com o estilo barroco, que valorizava o rebuscamento da linguagem. Seus principais representantes foram Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa.
Fase Imperial
▪ Romantismo: As principais características do Romantismo foram a liberdade de criação, o sentimentalismo, a supervalorização do amor, a idealização da mulher e a evasão no tempo e no espaço. Principais representantes: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e José de Alencar.
▪ Realismo: As principais características do Realismo foram a apresentação de cenários urbanos como principais ambientações das obras, ironia e análise do perfil psicológico das personagens. Seus principais representantes foram Machado de Assis e Lima Barreto.
▪ Parnasianismo: As principais características do Parnasianismo foram a objetividade, o racionalismo, a impessoalidade e o grande apuro estético, sobretudo quanto à forma do poema. Seus principais representantes foram Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.
Fase Moderna
▪ Simbolismo: caracterizou-se pelo resgate dos valores do Romantismo, como a valorização do sonho e dos mistérios da morte. Seus principais representantes foram Eugênio de Castro e Cruz e Sousa.
Modernismo e Tendências Contemporâneas
▪ Modernismo (1ª fase): A principal característica da primeira geração do Modernismo foi a tentativa de fortalecer a identidade brasileira nas manifestações artísticas em uma ruptura estética com os movimentos literários anteriores.entre os anos de 1922 até 1930. Seus principais representantes foram Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Manuel Bandeira.
▪ Modernismo (2ª fase): Esteve inserida na segunda fase do Modernismo toda produção literária concebida entre os anos de 1930 e 1945. A segunda geração modernista ficou caracterizada pela vasta produção em prosa e verso. O universo temático girou em torno do destino do homem e de sua condição. Seus principais representantes foram Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Murilo Mendes.
▪ Modernismo (3ª fase): A terceira fase do Modernismo ficou caracterizada por um apuro e rigor formal bem diferentes do padrão estético dos primeiros modernistas, com escritores que exploravam a forma literária e também a linguagem, a qual ganhou contornos experimentalistas. Seus principais representantes foram João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e Ariano Suassuna.
▪ Concretismo: A principal característica do Concretismo foi a tentativa de distinguir a forma do conteúdo Seus principais representantes foram Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari.