Enquanto para o construtivismo, a aprendizagem ocorria de forma individual, para Vygotsky, todo o processo de aprendizagem estava diretamente relacionado à interação do indivíduo com o meio externo (meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos). Dentro da perspectiva dele e de seus seguidores (Luria, Leontinev etc.), defende que a inteligência humana é constituída através de ferramentas culturais, tais como a linguagem, que são o legado das gerações passadas e, portanto, só pode ser compreendida a partir de uma perspectiva sócio-histórica da cognição.
Disponível em: . Acesso em: 01/11/2017.
O trecho do texto refere-se a abordagem de ensino Sociointeracionisista, que é uma tendência para o ensino das artes. Dessa maneira, assinale a alternativa que apresenta uma abordagem Sociointeracionista do ensino-aprendizagem.
Alternativas:
a)
O aluno é direcionado pelo docente, que diz a a maneira e o tempo que devem ser levados para o aprendizado. As experiências estão voltadas ao mercado de trabalho.
b)
O professor estimula o aluno em sua construção do conhecimento, que deve ser feita de maneira autônoma e individual, já que a mesma é mais importante do que a prática coletiva.
Alternativa assinalada
c)
A aula é composta pela dinâmica da transmissão de conhecimento, onde o professor é a autoridade máxima e os alunos são meros receptores.
d)
O professor faz papel de mediador do conhecimento, considerando a relação da cultura com os conhecimentos do aluno. Esses conhecimentos são construídos de forma coletiva, por meio de interação social.
e)
O conhecimento se constrói a partir da interação com objetos artísticos e vindos de uma reflexão individual e pessoal, evitando qualquer tipo de troca coletiva.
Respostas
respondido por:
6
b)
O professor estimula o aluno em sua construção do conhecimento, que deve ser feita de maneira autônoma e individual, já que a mesma é mais importante do que a prática coletiva.
A teoria construtivista aponta que os alunos devem ser capazes de ser estimulados no que tange a autonomia e protagonismo, para que o desenvolvimento seja mais efetivo, em relação ao processo educativo.
Diante disso, os educadores passam a atuar como mediadores do conhecimento, ao mesmo tempo em que são capazes de compreender as necessidades e potencialidades de cada segmento de alunos, direcionando práticas pedagógicas mais orientadas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás