Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em primeiro lugar, dizer que a disciplina fabrica corpos dóceis não significa dizer que ela fabrica corpos obedientes. Falar em corpos dóceis é falar em corpos maleáveis e moldáveis; mas não se trata, aí, de uma modelagem imposta, feita à força. Ao contrário, o que é notável no poder disciplinar é que ele ‘atua’ ao nível do corpo e dos saberes, do que resultam formas particulares tanto de estar no mundo – no eixo corporal –, quanto de cada um conhecer o mundo e nele se situar – no eixo dos saberes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 71.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do pensamento de Foucault sobre a educação, analise as seguintes assertivas:
I. A produção do saber escolar adquiriu maior racionalidade e produtividade a partir do século XVIII, em consonância com o que acontecia na sociedade.
II. Embora o hospício, o exército, as prisões e a escola sejam todas instituições disciplinares, não há, entre a escola e o hospício, elementos comuns.
III. Segundo Foucault, a escola poderia ser vista como instituição de adestramento, na qual os alunos eram preparados para viver em sociedade.
IV. A forma de classificação dos alunos dentro das escolas era vista como algo simples: dividiam-se os alunos em classes de acordo com as suas idades.
São corretas as afirmativas:
A I e III
B I e II
C II e III
D II e IV
E III e IV
Respostas
E III e IV.
Foucault foi um grande pensador responsável pelo questionamento e criticidade em torno das instituições escolares, sobretudo do século XVIII, no sentido de que as mesmas operavam apenas para atuar como instituições de adestramento.
Com isso, os futuros cidadãos apenas eram instruídos ao desenvolvimento de práticas tradicionais, metodológicas e sistematizadas, tornando-se alienados dos problemas sociais, voltados somente ao mercado de trabalho.
Resposta:
A resposta certa é letra A.
Explicação:
Comentário: A assertiva I é correta, pois, a “partir do fim do século XVIII e início do XIX, a produção do saber adquiriu mais racionalidade e produtividade, mesmo porque a sociedade em geral adotou esse padrão” (livro-base, p. 151). A assertiva III também é correta, já que a “escola preparava o aluno – adestrava-o – para esse novo tipo de organização do espaço e da ação humana que estava surgindo” (livro-base, p. 152). Já as assertivas II e IV são falsas, pois, “segundo Foucault (1987), a classificação dos alunos pode atingir altos níveis de sofisticação, levando em consideração fatores como porte físico, temperamento, higiene pessoal, fortuna dos pais” (livro-base, p. 151); e, “na instituição escolar, encontramos muitos dos elementos estruturais que Foucault havia identificado no hospício, especialmente a questão do poder disciplinar visando à produção de seres dóceis e úteis” (livro-base, p. 150,151).