Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. Após, faça a classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto.
Respostas
Os poemas podem ser Litania dos pobres de autoria de Cruz e Sousa e Amor é um fogo que arde sem se ver de Luís de Camões.
A rima é bastante utilizada nos poemas, bem como nas músicas, principalmente do gênero de rap, que atu bastante com o seu uso.
Em um texto, ela serve para dar uma beleza, além de chamar mais atenção ao leitor, apresenta um ritmo diferente e uma compreensão maior, em se tratando dos poemas.
O poema de Cruz e Sousa, Litania dos pobres apresenta mais de 30 estrofes, são classificadas como estrofes dísticas, pois é a estrofe é constituída por dois versos que rimam.
Ex: Que trazeis magos aspeitos A
e o vosso bando é de eleitos. A
Que vestis a pompa ardente B
do velho Sonho dolente. B
Por sua vez, o poema de Luís de Camões apresenta quadra, estrofe que tem quatro versos.
1. Amor é um fogo que arde sem se ver,
2. É ferida que dói e não se sente;
3. É um contentamento descontente;
4. É dor que desatina sem doer.
Abraços!
O "Poeminho do contra" de Mário Quintana é classificado como quadra, enquanto que o poema "Outra do mesmo" de Manuel Machado de Azevedo é classificada como uma quintilha.
Classificação dos poemas
Os poemas podem ser categorizados de acordo com alguns critérios, como por sua estrutura, em que ocorre uma divisão de acordo com o número de versos em cada estrofe.
Assim como pode ser observado no "Poeminho do contra", que possui quatro versos:
- "Todos estes que aí estão";
- "Atravancando o meu caminho";
- "Eles passarão";
- "Eu passarinho”.
Desta forma, os versos também poderiam ser descritos como as linhas de um poema, portanto, ao apresentar quatro linhas, é classificado como uma quadra.
Enquanto que no poema de Manuel de Azevedo, é possível observar:
- "Os Santos de longas terras";
- "Sempre foram mais buscados";
- "Os da nossa estão cansados";
- "Busquemos santos das serras"
- 'Que estão mais desocupados"
Desta forma, o poema Manuel de Azevedo se apresenta diferente do poema de Mário Quintana, já que possui um verso a mais, somando cinco linhas (versos), classificado como quintilha.
Veja um exemplo de quadra em: https://brainly.com.br/tarefa/51114671