ntre o ano de 2018 e 2019, em alguns países latino americanos, a cena política foi marcada: pela eleição no México de um presidente egresso do movimento sindical e mais a esquerda; pela eleição no Brasil de um presidente de direita; pela não reeleição na Argentina de um candidato de centro direita, derrotado pelo seu opositor de centro esquerda; por intensos protestos contra um presidente de centro direita no Chile; pela renúncia de um presidente de esquerda na Bolívia seguida de confronto entre seus apoiadores e opositores. Diante de tal cenário, é correto afirmar que:
Respostas
A questão está incompleta, segue o complemento:
a. Os grandes interesses internacionais é que determinam os resultados eleitorais na região.
b. A democracia, conquistada há poucas décadas, não conseguiu se institucionalizar.
c. A democracia se institucionalizou na maior parte da região, em que pese a ocorrência de protestos.
d. O populismo, marca de boa parte dos governos latino americanos ao longo da história, não tem mais lugar na região.
A alternativa correta é a B.
A maioria dos países da América Latina passou por governos ditatoriais entre as décadas de 1960 e 1980, no contexto da Guerra Fria e subsídio dos Estados Unidos.
Por isso, a partir de 1990, surgiram as democracias, que pareceram consolidadas nas últimas duas décadas, entretanto o surgimento de candidatos e partidos de extrema direita populista põe em xeque o avanço democrático e suas formas de proteção.
Resposta:Letra C - A Democracia se institucionalizou.
Explicação: Antes a grande parte dos países descritos estavam sob ditadura e todas essas mudanças provam que a democracia está presente.