A partir da fala da criança, ela controla o ambiente, produzindo novas relações, e organiza novos comportamentos, originando o intelecto. Com o avanço do seu desenvolvimento, a criança evolui da fala egocêntrica para fazer uso da fala social na solução de problemas.
BROTHERHOOD, Rachel de Maya. LEONEL, Waléria Henrique dos Santos. Psicologia da Educação. Reimpressão. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Com base no exposto e em nossos estudos acerca da linguagem na concepção de Vygotsky, avalie as afirmativas:
I. A fala da criança é tão importante quanto a ação para atingir um objetivo.
II. A fala da criança é extremamente importante, porém a fala socializada não significa que a criança se desenvolveu psiquicamente.
III. Quanto mais complexa a ação exigida pela situação e menos direta a solução, maior a importância que a fala adquire na operação como um todo.
IV. A fala acompanha as ações das crianças e progressivamente se desloca para o início do processo de atuação da criança até preceder a ação, atingindo sua função planejadora.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
12
Resposta: a resposta é a letra D.
Explicação: página 155 do livro psicologia da educação. A partir do segundo parágrafo.
respondido por:
2
Todas as afirmativas estão corretas.
A fala da criança é extremamente importante para o entendimento tanto dos pais, quanto educadores, no sentido de reconhecer o nível intelectual e psíquico de cada criança.
Por conta disso, deve apresentar um acompanhamento mais orientado e específico, para que possam ser implementadas ações em conformidade com o nível de cada uma, assim como o reconhecimento de eventuais deficiências.
fernandojuliao:
Penso que seja a I, III, IV porque na II a fala socializada aponta um salto no desenvolvimento psíquico e não que a criança não se desenvolveu psiquicamente.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás