A doença meningocócica, que tem distribuição global, pode ocorrer na forma de surtos ocasionais eepidemiasemqualquerpaísdomundo.Apesardosesforçosdeprevençãopormeiodeimunização,adoençacontinuasendofrequente.Anotificaçãocompulsóriadadoençaéumfatorimportanteparaoseucontroleefetivo,nãosendonecessárioaguardarconfirmaçãodoagente,podendo-senotificá-lamesmoem casos de suspeita.Considerando esse tema, analise os casos a seguir.1. Um menino de 11 anos de idade chega ao Pronto Socorro, acompanhado pela mãe, com quadro defebre alta, vômitos e cefaleia intensa. Ao exame físico, ele apresenta confusão mental, rigidez denuca, sinais de Kernig e Brudzinski positivos, lesões purpúricas em extremidades dos 4 membros,PA = 60 x 30 mmHg, pulsos finos, taquicárdico. Foram iniciadas expansão volumétrica com sorofisiológicoeantibioticoterapiaespecífica.2. Um bebê de 2 meses de idade, trazido pela mãe ao Pronto Socorro, apresenta febre alta, fontanelaabaulada e vômitos, desconforto respiratório leve e mostra-se taquipneico, desidratado e letárgico. Aoexamefísico,detectaram-seausênciadelesõesdepele,temperaturaaxilarde39,5°C,eamãereferehistóriadeotitemédiaagudadiagnosticadanodiaanterior.3. Uma criança de 10 anos de idade chega ao Pronto Socorro, acompanhada pelo pai, com febre há5 dias, petéquias em face e tronco, dor abdominal e vômitos, dor retro-orbitária e mialgia importantes.O pai relata múltiplos casos semelhantes na região onde mora. Ao exame físico, constatam-sePA=90x40mmHg,temperaturaaxilarde39°Ceprovadolaçopositiva.Ohemogramadacriançaevidenciou linfocitose importante e plaquetopenia.4. Um menino de 6 anos de idade chega ao Pronto Socorro desorientado, sudoreico, com extremidadesquentes, PA = 60 x 30 mmHg. Seus pais referem que a criança estava bem até serem chamados à escolaporque ela desmaiou após o recreio. Ao exame, percebem-se lesões purpúricas em extremidades depésemãos,temperaturaaxilarde39,8°C,taquicardiaedificuldaderespiratória.Ospaisrelatamqueacriançanãofoivacinadaparameningiteporqueelesficaramcommedodasreaçõesvacinais.Oscasoscom necessidade de notificaçãocompulsória de meningitemeningocócica são apresentadosemA 1 e 4.B 2 e 3.C 3 e 4.D 1, 2 e 3.E 1, 2 e 4.
#ENADE
Respostas
A resposta correta é a letra B, que aponta que apenas os casos com necessidade de notificação compulsória de meningite meningocócica são os 2 e 3.
Essa doença é causada por uma causada por uma bactéria tendo sintomas graves e podendo deixar sequelas, ate levar a morte, e quanto mais jovem o individuo mais sera graves os sintomas que vão ser submetidos, assim caso diagnosticado tem que ser notificado para controlar e não se espalhar.
As ações que devem ser tomada em relação a grupos que estão suscetíveis de ser de um viés preventivo, sabe-se que a prevenção é o melhor remédio para certas doenças onde esclarecendo a devida ação e sua consequências podem ser irreversíveis, assim uma forma de se neutralizar os surtos a vacina é uma das mais indicadas que pode ate erradicar certas doenças.