Um jovem procura atendimento na Unidade Básicade Saúde devido ao aparecimento, há 3 semanas,de manchas claras na pele localizadas na regiãocervical e nos braços, bilateralmente. Enquantoespera o atendimento, preocupa-se ao observarumcartazafixadocomosseguintesdizeres:"Quemanchaéessa?Vocêpodeestarcomhanseníase".Nesse caso, a principal informação a ser utilizadapelaequipedesaúdeparadiferenciarahanseníasede outras dermatoses que cursam com lesõessemelhantes éA o tempo de aparecimento das lesões.B a ausência de alterações de sensibilidade.C o fato de as manchas serem hipocrômicas.D a faixa etária em que se encontra o paciente.E a localização bilateral em membros superiores.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A hanseníase, ou lepra, como era chamada, é uma doença que tem como causa a bactéria Mycobacterium leprae. A primeira vez em que o causador desta doença foi identificado foi em 1873, embora casos desta doença estejam espalhados por toda a história da humanidade, incluindo a Bíblia.
Para descobrir se há hanseníase o paciente deve ser submetido a testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação de capacidade motora e etc. A jovem, no entanto, caso não esteja apresentando alterações na sensibilidade cutânea, não pode estar com Hanseníase, e deve ser acalmada pela equipe do serviço médico.
Diante do expostos, temos que é correto o que se afirma em:
B. a ausência de alterações de sensibilidade.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás