Um gato macho da raça Persa, de 6 anos de idade, castrado desde os 8 meses, é trazido pro seu tutor auma clínica veterinária. Este animal apresenta anorexia há mais de 24 horas e hematúria com vocalizaçãono momento da micção (estrangúria), além de micção em locais inapropriados (periúria). O tutorrelata ainda que, no dia da consulta, não encontrou sinais de urina do animal pela casa nem na liteira.Ao exame físico, o animal apresenta dor abdominal com vesícula urinária repleta e desidratação leve.Com base no caso clínico apresentado, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Explicite qual é o diagnóstico presuntivo. b) Indique as duas principais causas da doença e explique a sua evolução. c) Apresente três medidas profiláticas para evitar a recidiva do quadro.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A) Obstrução uretral por tampão ou plugue, ou coagulo urinário formado através de um processo de cistite, que pode ter origem em uma litíase.
B) Ingestão de alimento aniônico ou catiônico por muito tempo, além do baixo consumo de água, tornando o animais susceptível a formação de cálculos urinários (litíases).
C) Usar ração de qualidade é uma forma de evitar esses problemas, quanto menos corante na ração, melhor;
Espalhar vários pontos com bacias com água para o animal, é uma forma de tornar a água mais acessível;
Sempre ter ao menos 2 caixas de área para cada 3 gatos, é uma forma de incentivar o uso da caixa sanitária.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás