A manutenção do estado nutricional é essencial para preservação e recuperação da saúde. Apesar da altaprevalência, a desnutrição somente é diagnosticada em 50% dos pacientes internados. Neste sentido, oMinistério da Saúde reconheceu a importância do rastreamento do processo de desnutrição e tornouobrigatória a implantação de protocolos de triagem e de avaliação nutricional nos hospitais do SistemaÚnico de Saúde (SUS).Considerando um conjunto de indicadores utilizados para classificar o estado nutricional ou para avaliaro risco nutricional, associado à predição de complicações e mortalidade, avalie as afirmações a seguir.I. O diagnóstico nutricional se sobrepõe à triagem nutricional por ser mais rápido, prático, barato,não invasivo e efetivo no processo de identificação do risco de desnutrição.II. A confiabilidade do instrumento de triagem nutricional é atributo importante, pois uma ferramentasomente pode ser válida se possuir resultados de elevada sensibilidade, positivos para pacientesque de fato são desnutridos, e de elevada especificidade, negativos para pacientes que não sãodesnutridos.III. Os testes de avaliação nutricional, desenvolvidos para detectar o grau da desnutrição, podem falharna detecção do risco nutricional, o que justifica o uso dos métodos subjetivos ou combinados paraidentificação do paciente em risco nutricional ou desnutrição.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Respostas
A resposta correta é a letra D, que aponta que apenas II. A confiabilidade do instrumento de triagem nutricional é atributo importante, pois uma ferramenta somente pode ser válida se possuir resultados de elevada sensibilidade, positivos para pacientes que de fato são desnutridos, e de elevada especificidade, negativos para pacientes que não são desnutridos. III. Os testes de avaliação nutricional, desenvolvidos para detectar o grau da desnutrição, podem falhar na detecção do risco nutricional, o que justifica o uso dos métodos subjetivos ou combinados para identificação do paciente em risco nutricional ou desnutrição.
O hábito alimentar pode ser usado na área hospitalar, podem ser usado como norte para se ter uma elaboração de um cardápio de qualidade com opções nutritivas, de fácil realização e aceitabilidade pelo paciente que esteja sob o cuidado do hospital.
Para que se tenha um resultado efetivo de uma doença tem que ter um conhecimento das taxas do seus sistemas do organismos, para isso o exame físicos, tem a capacidade de mesura a gravidade de uma doenças e quais os tratamentos mais viáveis e rápidos.