Respostas
Resposta:
Explicação:
6.8.17
OS ELEMENTOS DA NATUREZA
"nascem do caos lugares
do tempo primordial
harmonizam-se os elementos
depois
na terra e no mar
surge o corpo
o caminho
a luz
a vida que se faz aos poucos
do princípio das coisas vãs
por desvendar"
Alvaro Giesta
Os homens parecem-se com os rios: todos são feitos dos mesmos elementos, mas ora são estreitos, ora rápidos, ora largos, ora plácidos, claros ou frios, turvos ou tépidos.
Leon Tolstói
"Lila , ou Leela é um conceito originado na tradição do Hinduísmo que pode significar literalmente "passado", "brincadeira", "desporto" ou "jogo". É um termo comum às tradições dualistas e não dualistas da filosofia Hindu. Dentro do não-dualismo, Lila é uma maneira de descrever o cosmos como uma forma de jogo criativo do absoluto divino.
Os hindus tem diferentes denominações para definir como um ser humano deve reagir a consciência de Lila. Karma Yoga sugere um abraço alegre em todos os aspectos da vida, uma "aceitação intencional", mantendo distinção do Supremo; Bhakti Yoga e Jnana Yoga defendem a união com o Supremo. Lila é uma idéia importante no culto tradicional de Krishna (como um brincalhão) e Shiva (como dançarino) e tem sido usado por escritores modernos como Stephen Nachmanovitch, Fritjof Capra, Alan Watts e Robert M. Pirsig. Lila pode ser comparável ao pandeismo da teologia ocidental, que descreve a formação do Universo através de um Deus tomando uma forma física, a fim de experimentar a interação entre os elementos do universo. (wikipédia)"
OS QUATRO ELEMENTOS
"Seja terra", disse o mestre.
"A terra recebe os dejetos de homens e animais e não é perturbada por isto; muito pelo contrário, transforma as impurezas em adubo, e fertiliza o campo."
" Seja água ", disse o mestre.
" A água limpa a si mesma, e limpa tudo aquilo que toca. Seja água em torrente. "
" Seja fogo ", disse o mestre.
" O fogo faz a madeira podre transformar-se em luz e calor. Seja o fogo que queima e purifica. "
" Seja vento ", disse o mestre.
" O vento espalha as sementes sobre a terra, faz o fogo arder com mais brilho, empurra as nuvens – para que a água caia sobre todos os homens. "
" Se você tiver a paciência da terra, a pureza da água, a força do fogo, e a justiça do vento, você está livre. " (1)
Os quatro elementos - água, terra , fogo e ar - são uma referência em várias obras de expressão literária, plástica e filosófica. Os antigos filósofos da natureza acreditavam que esses eram os elementos básicos na constituição de matéria. A origem da teoria dos quatro elementos, ao menos no ocidente, está na Grécia, entre os filósofos pré-socráticos. Entre eles, a origem da matéria era atribuída a um elemento diferente: ora o fogo, ora a água.