No poema "Morte e vida Severina" há duas cenas. Que elemento do texto permitem saber como elas se dividem?
Respostas
A obra intitulada "Morte e Vida Severina" pode ser dividida em dois momentos distintos, onde Severino é um personagem retirante, representando tantos outros indivíduos que viveram de tal maneira no mesmo período.
Severino percorre o sertão em busca de condições de vida melhores, que estaria no litoral.
A morte severina é apresentada no princípio do libro, na primeira cena, quando a presença constante da morte está presenta na paisagem, na fome, na seca, no chão duro do agreste.
A vida severina é marcada pela aproximação do litoral, representada principalmente pelo nascimento de um menino, anunciado pelos vizinhos, que era fraca, porém muito saudável, identificando novas possibilidades e esperanças.
O elemento que permite perceber essa divisão de cenas é o uso de letras maiúsculas que antecede cada cena.
"Morte e vida Severina"
A primeira cena é introduzida pelo texto "O RETIRANTE EXPLICA AO LEITOR QUEM É E A QUE VAI".
A segunda cena é iniciada por "ENCONTRA DOIS HOMENS CARREGANDO UM DEFUNTO NUMA REDE, AOS GRITOS DE: “Ó IRMÃOS DAS ALMAS! IRMÃOS DAS ALMAS! NÃO FUI EU QUE MATEI NÃO!”
O uso de letras maiúsculas é uma marcação visual feita propositalmente pelo autor para indicar ao leitor a divisão das cenas.
Na primeira parte, ocorre a apresentação do personagem Severino. Na segunda parte, Severino está com dois homens carregando um morto.
Leia mais sobre Morte e vida Severina em:
https://brainly.com.br/tarefa/50411278