Respostas
Resposta:
O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. ... O primeiro país europeu, após Portugal e Espanha, a invadir o continente africano foi a França, que desenvolveu sua conquista imperialista entre 1830 e 1857 na Argélia.
Resposta:
Explicação:om as atenções voltadas para a exploração de matérias-primas como diamante, ouro e cobre o continente africano se viu ainda mais refém dos domínios de estrangeiros. E como antes, no período colonial, estava submisso principalmente a Portugal e Espanha, a partir do período do Imperialismo o continente se viu refém de mais países como a França e a Grã-Bretanha.
O primeiro desses “novos” países a correrem atrás de domínios africanos foi a França, que se estabeleceu, a princípio na Argélia no período entre 1830 e 1857, estendendo seus domínios rapidamente para outras regiões como a África Ocidental, África Equatorial e Tunísia.
Um dos principais atos do Imperialismo na África pelos britânicos foi a conquista do Egito e por consequência do Canal de Suez. O Canal de Suez era de extrema importância estratégica, pois conectava a Europa com as rotas asiáticas devido à ligação que fazia do Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho.
No final do período de grande exploração que foi o século XIX, entraram para a corrida exploratória Alemanha e Itália, aumentando o volume do imperialismo. Os alemães correram atrás dos territórios Ruanda-Burundi e Tanganica, formando assim a região da África Oriental Alemã.
Já em Camarões, Togo e Namíbia, o lado dominante foi o lado oriental alemão. Por parte da Itália, os domínios imperialistas foram os do litoral líbio, da Eritreia e da Somália.