Respostas
Resposta:
Demais produtos manufaturados;
Medicamentos para medicina humana e veterinária;
Óleos combustíveis;
Partes e peças para veículos automóveis e tratores;
Circuitos integrados e microconjuntos eletrônicos;
Minérios de cobre e seus concentrados;
Compostos heterocíclicos, seus sais e sulfonamidas;
Plataformas de perfuração ou de exploração, dragas, etc;
Naftas; e
Automóveis passageiros.
1) Demais produtos manufaturados:
Em primeiro lugar temos produtos manufaturado que são aqueles produtos fabricados em grande quantidade de forma padronizada e em série. Este representa em torno de 5,57% do total de importações.
2) Medicamentos para medicina humana e veterinária:
A importação de medicamentos na forma de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto acabado – com exceção dos medicamentos sujeitos à controle especial –, estará sujeita ao Registro de Licenciamento de Importação no Siscomex, submetendo-se à fiscalização pela autoridade sanitária antes de seu desembaraço aduaneiro.
3) Óleo combustível:
Representa 3,31% do total das importações do Brasil. O óleo combustível é um derivado de petróleo, portanto, é também tratado como óleo combustível pesado ou ainda como óleo combustível residual.
4) Partes e peças para veículos automóveis e tratores
Mesmo que no Brasil existam varias montadoras de automóveis e demais veículos, o brasileiro tem preferência em comprar no mercado internacional, segundo pesquisa são responsáveis por 2,75% das importações.
5) Circuitos integrados e microconjuntos eletrônicos
Circuito integrado (ou simplesmente C.I.) é um circuito eletrônico que incorpora miniaturas de diversos componentes (principalmente transistores, diodos, resistores e capacitores), “gravados” em uma pequena lâmina com chip de silício. Representa em torno de 2,93% das importações totais.
6) Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
São substâncias utilizadas no combate e prevenção de pragas em domicílio e em plantações em geral.
Corresponde a 1,84% das importações.
7) Compostos heterocíclicos, seus sais e sulfonamidas
Um composto heterocíclico é um composto que tem um anel, do qual fazem parte pelo menos dois tipos diferentes de átomos. Os compostos orgânicos heterocíclicos contém no seu anel um ou mais átomos diferentes do carbono. Exemplo destes átomos são oxigênio, nitrogênio ou enxofre. Representa 2,73 das importações.
8) Plataformas de perfuração ou de exploração, dragas, etc.
As plataformas são utilizadas como suporte na perfuração e/ou produção de petróleo e gás natural. É constituída de uma grande estrutura que abriga os profissionais e os equipamentos necessários para a realização das suas atividades. Como resultado representa 2,3% do total de importação.
9) Naftas
É um derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica (“nafta petroquímica” ou “nafta não-energética”) na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzeno, tolueno e xilenos.
A nafta energética é utilizada em suma para geração de gás de síntese através de um processo industrial (reformação com vapor d’água). Este gás é utilizado na produção do então gás canalizado doméstico. Este representa em torno de 1,90% do total de importações.
10) Automóveis passageiros:
Corresponde a 1,89% das importações. São veículos com porte pequeno com lugar para ate 7 pessoas. Em valores o país importou cerca de US$ 922 milhões em automóveis no ano passado e já estamos quase atingindo essa marca novamente.