a questão ambiental ganhou relevo na pauta da discussão sobre escassez de energia e de recursos naturais e adquiriu grande visibilidade através dos meios de comunicação de massa, atingindo o grande público e os meios oficiais e ocupando espaços privilegiados, principalmente, nas instituições internacionais. Assim, existem hoje, em todos os níveis da sociedade e em praticamente todas as nações, uma crescente conscientização e uma preocupação com os problemas ambientais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, H. B. C. dos. Os impactos da globalização sobre o meio ambiente: uma introdução à análise da Comunicação Social Revista Contemporânea. Rio de Janeiro. 2005, n.4, p. 181-192. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre questão ambiental e os problemas ambientais, leia as afirmativas a seguir: I. Uma nova sociedade surge com uma natureza alterada. II. A sociedade que é detentora de mais técnica é menos vulnerável aos riscos. III. Com a eclosão da globalização acontece a rápida alteração das paisagens.
Respostas
A questão ambiental é a marca central do século XXI. Isso porque em nossos dias este tema não sai da mídia, da literatura, do cinema e até da música. O meio ambiente precisa ser preservado, pois é nossa casa e fonte de nossos recursos naturais.
I. Uma nova sociedade surge com uma natureza alterada.
Correto. A altereação da natureza dá espaço para o nascimento de uma sociedade diferente, que passa a se constituir de detalhes renovados, dada a necessidade humana e suas demandas dinâmicas.
II. A sociedade que é detentora de mais técnica é menos vulnerável aos riscos.
Falso. O conhecimento técnico não é suficiente para a redução de riscos. Os riscos ambientais, por exemplo, por vezes estão associados ao crescimento da tecnologia.
III. Com a eclosão da globalização acontece a rápida alteração das paisagens.
Correto. A globalização acelerou ainda mais o processo de destruição do meio ambiente, promovendo uma exploração inconsciente dos recursos naturais.