Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
"Em Casa Grande & Senzala, Freyre expôs de forma descritiva a história do universo agrário do Nordeste brasileiro, que tinha como base da economia as grandes plantações".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 55.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que aponta qual foi a grande plantação que se utilizava do modo de produção escravista.
A Plantação de arroz.
B Plantação de café.
C Plantação de cacau.
D Plantação de cana-de-açúcar.
E Plantação de milho.
Respostas
respondido por:
5
Ao longo da história do Brasil um evento violento e condenável era bastante comum: a escravização dos seres humanos, principalmente os nativos (indígenas) e os negros africanos. Este processo é uma mancha na memória brasileira e deve ser sempre lembrado para que possamos condená-lo dia após dia.
Sabemos que os negros foram utilizados como objeto, explorados em sua mão de obra em vários serviços, incluindo plantações, comércio, criação de animais e trabalhos domésticos.
O uso mais comum, no entanto, foi nas plantações de cana de açúcar, já que este gênero destaca-se ao longo da história do país como de forte influência, principalmente no período de auge da escravização.
D Plantação de cana-de-açúcar.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás