porque a periferia está mais sujeita a problemas de infraestrutura e ausência de serviços básicos
Respostas
Porque é a área carente da sociedade, onde moram pessoas de pouca ou nenhuma renda, que acabam por ser esquecidas pelos governantes e vivem em meio a péssimas condições de saneamento, educação e saúde.
O saneamento no Brasil é regulamentado pela Lei nº 11.445/2007 que estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).
Essa legislação determina diretrizes para o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de: abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.
Apesar da regulamentação, em 2016, o governo brasileiro admitiu que não conseguirá cumprir a meta de saneamento estipulada. De acordo com o Plansab, a meta era atender 90% do território brasileiro com o tratamento e destinação do esgoto e 100% com abastecimento de água potável até 2033.
Atualmente, 43% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto. No norte do país, esse número sobe para 90%. Enquanto no Sudeste, apenas 17% dos cidadãos não têm acesso ao serviço.
Resposta:
Por os recursos são menores, não tem o mesmo sistema capitalista que outros lugares, sendo assim a infraestrutura e o desemprego prevalecem