Taylor introduziu a metodologia científica pra execução do trabalho que levou o trabalhador a produzir mais sem elevar os custos de produção. Leia os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
I. O estudo da fadiga do trabalhador foi um dos principais motivos que levou Taylor a estudar sobre os movimentos de uma operação.
II. Taylor considerava o homem como um preguiçoso nato e somente conseguiria atingir a produtividade necessária mediante o pagamento adicional, para isso pagava-se esse acréscimo apenas quando as metas definidas fossem atingidas.
III. Segundo Taylor, a resolução dos problemas da indústria passava pelo controle rígido da execução das operações.
Escolha uma:
a. Apenas os itens II e III estão corretos.
b. Apenas o item II está correto.
c. Apenas os itens I e III estão corretos.
d. Apenas o item III está correto.
e. Apenas o item I está correto.
Respostas
Taylor e a metodologia científica na organização do trabalho:
c. Apenas os itens I e III estão corretos.
A Teoria da Administração Científica de Taylor partiu da necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.
Taylor fez observações sobre o desperdício físico dos operários e consequentemente a fadiga, concluindo que a organização cientifica do trabalho só poderia ser alcançada através de uma análise prévia detalhada dos métodos de execução das operações em todo e qualquer trabalho.
De acordo com Taylor, a resolução dos problemas da indústria deveriam seguir os seguintes princípios:
. Seleção científica do trabalhador: o funcionário desempenha a tarefa mais compatível com suas aptidões. É importante para o funcionário que é valorizado e pra empresa, que aumenta sua produtividade e aumenta seus lucros.
. Tempo padrão: o funcionário deve atingir a produção mínima determinada pela gerência. Esse controle torna-se importante pelo fato do ser humano ser naturalmente preguiçoso.
. Plano de incentivo salarial: o funcionário ganha pelo que produz.
. Trabalho em conjunto: os interesses da empresa e dos funcionários quando aliados, resultam numa maior produtividade.
. Gerentes planejam, funcionários executam: cabe aos gerentes planejarem e aos funcionários agirem.
. Divisão do trabalho: a tarefa subdivide-se ao máximo, dessa forma ganha se velocidade, produtividade e o funcionário garante lucro de acordo com seu esforço.
. Supervisão: é especializada por áreas. Controla o trabalho dos funcionários verificando o número de peças feitas, assegurando o valor mínimo da produção.
. Ênfase na eficiência: há uma única maneira certa de se fazer o trabalho. Para descobri-la, a administração empreende um estudo de tempo e métodos, decompondo os movimentos das tarefas exercidas
Bons estudos!
Resposta:
letra b 1e3 correto
Explicação: