QUESTÃO 6
As empresas que realizam a atividade de transporte de valores, além de regulamentar a capacitação dos vigilantes para as inúmeras situações a que possam ser submetidas, adotam medidas de segurança, desde a sede da empresa até a conclusão do serviço contratado, consistente na movimentação de numerários, bens e valores.
ROCHA, Juliane Moreira; HELBEL, Ricardo Henrique. Segurança Bancária e Transporte de Valores. Maringá/PR.: Unicesumar, 2019.
Neste contexto, a Lei Federal n. 7.102, de 20 de junho de 1983, estabeleceu normas para a constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram o serviço de vigilância e transporte de valores. Neste sentido, avalie as afirmativas a seguir sobre estas normas:
l. É necessária a comprovação de posse ou propriedade de no mínimo dois veículos especiais.
ll. O número máximo de funcionários que atuam como vigilantes deve ser respeitado, não podendo ultrapassar dezesseis.
lll. Todas as instalações físicas desem possuir certificação e devem ser adequadas para que o acesso seja exlusivoao estabelecimento.
IV. Como medida de segurança, todo valor e numerário que estivre sob a guarda da empresa de transporte de valores devem ser depositados em cofres.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
lV, apenas.
Alternativa 2:
l, lI e IV, apenas.
Alternativa 3:
l, lll e IV, apenas.
Alternativa 4:
ll, III e lV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
l, lll e IV, apenas.
Explicação:
Se encontra nas p. 94 e 95 do livro. Quem quiser entrar no nosso grupo de Gestão de Seg. Privada comenta aí!
A resposta correta é a alternativa III) l, lll e IV, apenas.
A lei de Nº 7.102/83, foi criada com o intuito de regulamentar as disposições que dizem respeito a segurança em estabelecimentos financeiros, com isso ela estabelece normas para a constituição bem como para o funcionamento das empresas particulares que ofertam serviços de vigilância bem como de transportes de valores.
Com isso, pode-se afirmar que o sistema financeiro deverá ser definido de acordo com um plano de segurança o qual deve ser compreendido sobre a vigilância ostensiva e que tenha um número adequado de profissionais vigilantes.
Bons estudos!