• Matéria: Geografia
  • Autor: renansilvas
  • Perguntado 7 anos atrás

Em um determinado sistema produtivo, um agricultor executa plantios diversificados em cada talhão. Ao final de um ciclo produtivo, este agricultor implanta uma cultura diferente em cada talhão, de modo que não há uma repetição de culturas entre um ciclo e seu ciclo subsequente. Ademais, este produtor ainda trabalha com consorciação de culturas, ou seja, implanta, em um mesmo talhão, duas culturas diferentes e ainda, se utiliza de adubações verdes, no sentido de melhor condicionar o seu solo. Uma última curiosidade sobre este caso: O produtor sempre que possível, se utiliza de plantas de famílias diferentes, pois, empiricamente, sabe que se ele utilizar as mesmas culturas ou culturas da mesma família, a tendência das pragas e doenças atacarem é maior. O caso acima reflete o uso do conhecimento empírico e das experiências de vida de um produtor, que, sem saber, se utiliza de uma técnica muito difundida no agronegócio dentro da porteira, referendada pela ciência. Qual seria esta técnica? Assinale a resposta correta.

Alternativas
Alternativa 1:
Calagem.

Alternativa 2:
Cultivo em Nível.

Alternativa 3:
Plantio Direto.

Alternativa 4:
Terraceamento.

Alternativa 5:
Rotação de Culturas.

Respostas

respondido por: guilhermesilvar
12

A resposta correta é a alternativa 5, que aponta que a rotação de culturas é o manejo usado pelo senhor que muda não só a especie mas também a família botânica, pois há doenças que causam danos em muitas especies de uma só família, assim se perpetuado na área.

A agricultura comercial com suas praticas agrícolas com mal uso dos recursos podem levar a vários tipos de danos ambientais, que são ações que já causaram danos ao ambiente, assim o uso de um maneje de mudança de cultura tira a necessidade de uso de muitos agrotóxicos pois se eliminas muitas possíveis doenças.

Perguntas similares