• Matéria: Sociologia
  • Autor: lethiciareisx
  • Perguntado 7 anos atrás

Porque a revolução francesa industrial foi considerada uma revolução econômica

Respostas

respondido por: Sonia1712
4

Resposta:

A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução.

A Revolução Francesa foi resultado direto da crise que a França vivia no final do século XVIII. A insatisfação popular (com a crise econômica e política que o país vivia) aliou-se com os interesses da burguesia em implantar no país as ideias do Iluminismo como forma de combater os privilégios da aristocracia francesa.

Essa divisão social na França tinha uma clara desigualdade social, uma vez que Primeiro e Segundo Estados possuíam privilégios que não se estendiam ao Terceiro Estado. O destaque vai para as isenções de impostos que ambas as classes possuíam e para o direito de alguns nobres de poderem cobrar impostos dos camponeses que trabalhavam em suas terras.

O Terceiro Estado, por sua vez, era um grupo bastante heterogêneo, isto é, composto por diferentes grupos, como a burguesia e os camponeses (os segundos correspondiam a 80% da população francesa). Os camponeses viviam na pobreza ao passo que a aristocracia francesa vivia uma vida de luxo. Para os burgueses, os privilégios da aristocracia do país eram um entrave para o desenvolvimento de seus negócios. A desigualdade social é a primeira causa da revolução.

Explicação:

A Revolução Francesa estendeu-se por dez anos e, nesse período, uma série de transformações aconteceu naquele país. As transformações trazidas pela Revolução Francesa, porém, não se mantiveram apenas na França e espalharam-se pelo mundo. Elas foram:

Fim dos privilégios da aristocracia (nobreza e clero) na França;

Fim dos resquícios do feudalismo e início da consolidação do capitalismo;

Queda do absolutismo em toda a Europa;

Inspirou os movimentos de independência na América, sobretudo das nações colonizadas pela Espanha;

Popularizou a república como forma de governo;

Popularizou a ideia de separação dos poderes;

Garantiu a aplicação dos ideais liberais de liberdade individual do lema “todos os homens são iguais perante a lei”;

Consolidou o nacionalismo enquanto ideologia de reconhecimento do dever patriótico.

respondido por: sunah214
0

Resposta:

A revolução francesa foi resultado da crise econômica, política e social que a França viveu no final do século XVIII.

Explicação:

Essa crise na França foi consequência direta de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do antigo regime nome pelo qual ficou conhecido o antigo absolutismo na França.

Perguntas similares