1- Quais são as mazelas da crise do século XIV?
2-O que foi a Magna Carta? Explique
3-Qual a relação da Guerra dos Cem Anos e a formação da França? Explique.
4-A Reconquista espanhola deu-se a partir da aliança de que grupos sociais?
5-Por que a formação da Espanha pode ser denominada Reconquista?
QUEM PUDER AJUDAR AGRADEÇO!
PODE RESPONDER SÓ QUE SOUBER JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO! OBG
Respostas
1. As mazelas do século XIV na Europa foram a fome, as epidemias, as guerras e as revoltas.
A fome foi consequência do desequilíbrio entre a produção de alimentos e crescimento populacional , do esgotamento da fertilidade da terra e das intensas chuvas que destruíram os campos e colheitas , provocando a morte de muitos.
As epidemias foi o surgimento da Peste Negra, devido às péssimas condições de higiene e agravadas pela fome, provocando a morte de cerca de 1/3 da população europeia.
A Guerra dos Cem anos entre França e Inglaterra , que causou devastações e ampliou a fome.
Revoltas dos camponeses devido as doenças, fome e guerras, a falta de mão de obra e alto custo dos alimentos, com a nobreza impondo mais trabalho e impostos.
As consequências desta crise foram o enfraquecimento da nobreza e do sistema feudal , o fortalecimento da burguesia mercantil , a centralização do poder político e a formação dos primeiros Estados Modernos.
2. A Carta Magna, ou a "Grande Carta é um dos documentos legais mais importantes no desenvolvimento da democracia moderna Inglesa.
O Rei João da Inglaterra, em 1215, após ter violado muitas das antigas e leis e costumes, foi obrigado por seus súbditos a assinar a Carta Magna, considerado como o precursor de uma constituição e dos primeiros direitos humanos citados por lei.
Na carta foi assegurado o limite do poder do Rei às leis, o direito da igreja sem interferência do Estado, a igualdade perante a lei, entre outros importantes reconhecimentos do indivíduo como cidadão.
3. A Guerra dos Cem Anos foi um longo conflito que envolveu a Inglaterra e França entre os séculos 14 e 15, período marcado por transformações socioeconômicas e políticas, que caracterizaram a crise do sistema feudal.
Um dos principais motivos para a guerra foi questão sucessória. Muitos reinos neste período foram expandidos através de guerras e da política de casamentos, formando aglomerados heterogêneos de pessoas sob o comando de um monarca, que poderia ser de uma região e cultura bastante diferente daquela dos seus súditos.
Além de sua longa duração, esta guerra mobilizou grande parte dos reinos da Europa ocidental. Dentre suas consequências, tem-se o surgimento da identidade nacional nos principais países envolvidos, França e Inglaterra.
4. A Reconquista foi possível com a união os reis católicos, a burguesia católica e a Igreja, formando um Estado Absolutista. Os senhores feudais foram amplamente combatidos, os judeus foram banidos e a Inquisição perseguiu os marranos e os mouriscos.
5. A Reconquista Espanhola foi um longo processo, que teve início com os nobres cristãos da Península Ibérica para expulsar os muçulmanos. A partir do século XI, senhores feudais não-ibéricos entram na luta contra os muçulmanos na península, como parte das Cruzadas contra os islâmicos "infiéis".
Com a vitória dos cristãos sobre os islâmicos, formaram-se os Reinos de Aragão e o Reino de Castela. Da mesma forma, surgiu o Reino de Portugal.
Como o desenvolvimento militar e comercial do Reino de Portugal ameaçava a integridade e a hegemonia dos Reinos de Aragão e de Castela, os Reis Católicos: Fernando de Aragão e Isabela de Castela, decidem se casar e unificar o território espanhol sob o nome de Reino da Espanha.
A partir daí o processo de Reconquista se intensifica, culminando da derrota final dos muçulmanos com a conquista do Reino de Granada.
Bons estudos!