“Hércules e Atlas” (Herkules and Atlas, posterior a 1537) óleo sobre madeira do pintor alemão Luas Cranach o Velho Herzog Anton Ulrich-Museum.
Observando a imagem acima é possível perceber as seguintes características do Renascimento:
Escolha uma:
a. A exaltação a Deus e o Teocentrismo;
b. A filosofia Escolástica e a Patrística;
c. O Orientalismo e as influências chinesas;
d. O Humanismo e a retomada de temas clássicos.
e. A misoginia e a exaltação do masculino;
Respostas
Resposta:
Alternativa D.
Explicação:
O Renascimento foi um período caracterizado principalmente por um desejo de estudar o que tinha antes da Idade Média na Europa: a antiga cultura greco-romana.
A imagem acima trata de um dos trabalhos de Hércules, a mitologia grega também faz parte dos temas considerados clássicos na Renascença. A imagem obviamente não fala em Deus, também não tem nada de orientalista ou chinês, dificilmente poderia ser associada à filosofia aliás, escolástica e patrística são movimentos filosóficos medievais profundamente católicas; nada a ver com a imagem, seria talvez uma exaltação do masculino mas não apresenta nenhum elemento de ódio ás mulheres, ou seja: alternativas A, B, C e E estão erradas.
Resposta:
O humanismo e a retomada de temas clássicos.
Explicação:
Dentre as principais marcas do Renascimento, destacam-se o humanismo e a retomada da Antiguidade Clássica, dos valores e tradições greco-romanos. No alvorecer da Modernidade, os filósofos humanistas entendiam que a cultura greco-romana, ao valorizar o ser humano, deveria ser base ou inspiração para as artes e a Filosofia.