Respostas
Os avanços cientificos ocorrem pelos trabalhos dos teóricos e dos experimentais.
Há dois tipos de pesquisas cientificas. As pesquisas experimentais, feitas em laboratórios ou em cobaias. E as pesquisas teóricas, onde se busca entender os fundamentos que podem justificar um experimento ou amarrar algum tipo de conclusão.
Os dois são necessários para o avanço científico.
A pesquisa de Galileu Galilei sobre o movimento dos corpos e de Brahe sobre o movimento dos astros são pesquisas experimentais. Eles conseguiram aprisionar a parte que eles queriam estudar do movimento (galileu usou rampas inclinadas para "aumentar" o tempo de queda e Brahe observou as estrelas por anos e anos fazendo anotações).
Kepler foi um misto de experimental e teórico. Continuou com as anotações de Brahe, mas também fez os calculos para descobrir as 3 leis (hoje chamadas de 3 leis de Kepler).
Newton foi quase que teórico puro em relação à cinemática e dinâmica dos corpos (apesar de ser experimental e teórico no estudo da luz). Ele desenvolveu toda a ferramenta matemática do calculo para poder explicar o movimento dos corpos.
Com todos esses trabalhos, temos o primeiro avanço cientifico da história que é explicar como as coisas se movem (dando origem à física)