Texto 1: As atividades na alfabetização já podem ser pensadas, adicionando algumas atividades digitais, mediados pelo Professor Alfabetizador, levando em conta a função social da escrita. E como isso acontece na prática: “O primeiro é garantir que a criação das hipóteses de escrita se desenvolvam com lápis/giz, papel, letras móveis e outros recursos que potencializam as relações de grafema-fonema (entre grafia/letras e os sons das sílabas/palavras), e a compreensão global de palavras e textos. O segundo é, também, introduzir características próprias da cultura letrada digital, que toma (com telas, teclados, vídeos e hiperlinks) grande parte das tarefas de nossas vidas”. Texto 2: As crianças dedicam grande tempo ao brincar, apreciam brincadeiras e brinquedos. Atualmente, usam bastante os jogos digitais. Tais jogos devem ser habilmente usados pelo alfabetizador mediador. “Os jogos digitais têm um papel fundamental durante o processo de alfabetização. Ao mesmo em que eles conseguem desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e a colaboração entre as crianças, incentivam a leitura e a escrita. O ato de jogar exige uma movimentação mental e, em muitos momentos, a criança tem que colocar em prática o aprendizado adquirido para avançar pelas fases, testando hipóteses, explorando sua espontaneidade e criatividade”.Considerando os textos apresentados, reflita sobre a ideia já em curso, em algumas experiências de alfabetização no Brasil, inserindo atividades digitais. Leve em conta que os jogos digitais podem despertar e incentivar o avanço na leitura e na escrita, e atenda ao que se pede nos itens a seguir: Considerando os textos apresentados, reflita sobre a ideia já em curso, em algumas experiências de alfabetização no Brasil, inserindo atividades digitais. Leve em conta que os jogos digitais podem despertar e incentivar o avanço na leitura e na escrita, e atenda ao que se pede nos itens a seguir: a) produzir ideias para justificar o planejamento de atividades digitais, na alfabetização, como aliadas da Função Social da Cultura Escrita. b) organizar ideias sobre a necessária capacitação do educador-mediador, para ser capaz de elaborar atividades com o uso de jogos digitais, durante o processo de alfabetização. c) desenvolver ideias sobre a importância do uso de atividades digitais, favorecendo o reconhecimento das relações de grafema-fonema, a compreensão global de palavras e textos, possibilitando às crianças alfabetizandas, a ampliação do entendimento da Estrutura e Funcionamento, da Língua Portuguesa e do sistema gráfico português.
Respostas
respondido por:
7
A introdução dos jogos digitais nas instituições de ensino podem contemplar tantos os ensinos fundamentais quanto as instituições de ensino superior, por intermédio da interação entre o ser humano e o computador ou demais elementos tecnológicos.
Isso ocorre, no meio do ensino fundamental, principalmente para auxiliar o processo de alfabetização da criança, fazendo com que as relações entre sons, fonemas, grafemas e letras possam ser compreendidas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás