O sistema linfático é considerado um sistema de drenagem que auxilia o sistema venoso a drenar a linfa dos tecidos para a circulação sanguínea. Para tanto, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (os vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo, captando líquido tecidual que não retornou aos capilares sanguíneos.
BARBOSA, C. P. Anatomia Humana. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o texto anterior e em relação ao sistema linfático, suas funções e componentes, avalie as afirmações a seguir:
I. Os nódulos linfáticos são considerados órgãos, pois são revestidos por uma cápsula de tecido conjuntivo.
II. A composição da linfa é parecida com a do plasma sanguíneo em termos de quantidade de água, proteínas, hemáceas e plaquetas.
III. De forma geral, é correto afirmar que o sistema linfático dispõe de estruturas que filtram e reconduzem a linfa à circulação sanguínea.
IV. O sistema linfático participa ativamente da imunidade corpórea, uma vez que ele está diretamente relacionado à produção e à maturação de células imunológicas, como macrófagos e linfócitos.
V. Tal sistema relaciona-se à absorção e ao transporte das gorduras dos alimentos por meio dos capilares lácteos, os quais recebem todos os lipídios e vitaminas lipossolúveis absorvidos pelo intestino.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
III, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Respostas
Em relação ao sistema linfático, suas funções e componentes, é correto o que se afirma em: Alternativa 4) III, IV, V.
O sistema linfático é a estrutura anatômica que transporta a linfa, que é um líquido semelhante ao sangue, porém possui menor quantidade de proteínas,. Tem algumas semelhanças com o sistema circulatório, mas o líquido transportado não é sangue, é a linfa.
O sistema linfático captura o excesso de líquido intersticial encontrado entre as células e o devolve ao sangue. A maioria das gorduras que são absorvidas no intestino dos alimentos são transportadas pelo sistema linfático para o sangue.
Ele têm uma ação imunitária, pois os linfócitos T, linfócitos B e macrófagos presentes nos linfonodos e em outros órgãos linfóides reconhecem e eliminam substâncias estranhas e potenciais microorganismos patogênicos.