Respostas
Resposta:Mecenas é um substantivo masculino de dois gêneros. O termo se origina do nome Caio Cílnio Mecenas (em Latim Gaius Cilnius Maecenas), que foi protetor das artes e das letras do século I a.C.
O significado de Mecenas faz alusão a Mecenas, conselheiro de Augusto, imperador romano. Mecenas seria aquele que protege os escritores e os artistas, pois patrocinou a produção de diversos poetas e de outras artes na época do século I a.C.
Durante o Renascimento Cultural (séculos XV e XVI), o termo mecenas também era utilizado com frequência, visando designar todos os ricos e poderosos comerciantes, condes, príncipes, banqueiros e bispos que faziam o financiamento e investimento na produção de arte com o objetivo de obter reconhecido e prestígio da sociedade da época. Cada pessoa, dotada de poder ou dinheiro promovia concretamente a produção de determinado(s) artista(s) ou literato(s).
Resposta:
Pessoas que patrocinam artistas e escritores, protegendo a arte. O termo surgiu do nome de Caio Mecenas, influente conselheiro do Imperador romano Augusto, que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.