por favor alguem poderia me falar o resumo da história da rapunzel dos irmãos grimm (mas pfv um resumo especifico mas pequeno)
Respostas
Existia um casal, a mulher que demorava para engravidar, ficava olhando pela a janela a casa da vizinha; uma bruxa alguns diriam, e via o jardim de rabanetes e com desejo pediu a seu marido para pegar-lhe algumas. Ele foi, de noite, pulou o muro e pegou muitas rabanetes, voltou e fez uma sopa para sua esposa. E maravilhada, ela quis mais. Então ele voltou na noite seguinte, entretanto foi pego pela a feiticeira. Ela disse a ele que poderia pegar os rabanetes, mas que deveria dar seu filho a ela quando nascesse.
A feiticeira pegou a criança, a qual chamou Rapunzel. E ela criou a menina longe dos olhos curiosos das pessoas, quando a menina completou seus doze anos, a feiticeira a escondeu numa torre alta que não tinha porta. E ano por ano, Rapunzel se tornou infeliz e solitária, até que um dia ouviu um chamar, o mesmo que sempre ouvia da feiticeira e jogou seus cabelos para que subisse. Mas era um homem que apareceu e ela se assustou, mas foi se acalmando enquanto ouvia ele falar com doçura. Ele era um príncipe e quis casar-se com a jovem, no entanto, Rapunzel não sabia como descer e pediu que ele sempre trouxesse seda para ela tecer uma escada e fugir. E assim foi feito, até que um dia, ela falou a feiticeira que sentia-se mal e que estava enjoada, era muito inocente afinal, mas a mulher que entendeu os sinais, irada, pegou uma tesoura e cortou os cabelos de Rapunzel e a baniu para outro lugar, um lugar muito longe.
A feiticeira esperou pelo o príncipe e quando ele chegou, ela jogou os cabelos de Rapunzel. Ao entrar, o príncipe se deparou com a feiticeira e ouviu suas palavras com pesar. A feiticeira o disse que Rapunzel estava morta e inconformado, o príncipe ficou fora de si e, em seu desespero, se atirou pela janela. O jovem não morreu, mas caiu sobre espinhos que furaram seus olhos e ele ficou cego.
Desesperado, ficou perambulando pela floresta, alimentando-se apenas de frutos e raízes, sem fazer outra coisa que se lamentar e chorar a perda da amada. Passaram-se os anos. Um dia, por acaso, o príncipe chegou ao deserto no qual Rapunzel vivia, na maior tristeza, com seus filhos gêmeos, um menino e uma menina, que haviam nascido ali.
Ouvindo uma voz que lhe pareceu familiar, o príncipe caminhou na direção de Rapunzel. Assim que chegou perto, ela logo o reconheceu e se atirou em seus braços, a chorar. Duas das lágrimas da moça caíram nos olhos dele e, no mesmo instante, o príncipe recuperou a visão e ficou enxergando tão bem quanto antes. Então, levou Rapunzel e as crianças para seu reino, onde foram recebidos com grande alegria. Ali viveram felizes e contentes.