Respostas
Resposta:
O liberalismo foi uma corrente política que surgiu para contestar o poder do estado contra a liberdade dos indivíduos, defendendo esse conceito em esferas econômicas, políticas e religiosas.
Com o poder dos reis reduzido e a criação dos Parlamentos, surgiu a figura do Primeiro-Ministro, que comandava a sociedade nobre da época. A administração, porém foi bastante falha, e conflitos religiosos e de disputas estratégicas entre nações emergiram abalando a estrutura da sociedade, trazendo momentos de crise aos cidadãos. O liberalismo surge para tentar desprender as pessoas das consequências do estado, propagando a ideologia de individualismo das pessoas. Entre os conceitos e propostas do movimento, podemos destacar:
Individualismo metodológico e jurídico;
Liberdade de opinião;
Liberdade religiosa;
Direitos Humanos;
Estado de direito (criação dos poderes executivo, judiciários e legislativo);
Governo Limitado;
Ordem espontânea;
Propriedade privada;
Livre mercado.
O liberalismo aplicou esses conceitos e que foram implantados, sendo direitos e deveres concedidos ao povo.
Pensadores famosos estavam ligados às dogmas, tais como Adam Smith que influenciou a década com suas obras Teoria dos Sentimentos Morais e Riquezas das Nações, ambas contendo uma forte crítica ao pensamento moral da sociedade da época, assim como à sua economia, e John Locke, responsável pela teoria do Contrato Social.
Conceito histórico
O liberalismo está ligado ao surgimento da democracia, sendo ele um dos critérios que diferencia a democracia liberal das outras formas de democracia, seu tempo e espaço são diversos, não possuindo pontualidade e temporalidade. A sociedade moderna possui raízes liberais, onde ocorreram as transformações radicais no modo de política. Os marcos da história que contribuíram para o modelo que vivemos atualmente são:
Fim do mercantilismo
Onda feminista
Defesa da igualdade racial
O movimento também deu o ponto de partida para surgimento da ONU, organização internacional com objetivo de cooperação entre nações que foi fundada após os ocorridos da Segunda Guerra Mundial.
Explicação:
Liberalismo é diferente do Neoliberalismo?
Muitos deduzem que o neoliberalismo seja uma contra partida ao liberalismo, ou um derivado aprimorado do movimento. Na verdade, o neoliberalismo nada mais é do que a tomada de princípios liberalistas na atualidade, apenas de forma contemporânea. Teve origem na escola de pensamento econômica, a Escola Austríaca, de onde saíram as propostas de um governo com melhor assistência ao seu povo. O contexto histórico do surgimento do Neoliberalismo inicia-se com a queda do muro de Berlim.
As vertentes do liberalismo encontram-se em nossa sociedade, porém de forma quase oculta, graças a eles a democracia foi implantada e o governo não é a única voz ativa.
Resposta:
Neoliberalismo é um termo que, especialmente a partir do final dos anos 1980, tem sido empregado em economia política e economia do desenvolvimento, em substituição a outros termos anteriormente utilizados, tais como monetarismo, neoconservadorismo, Consenso de Washington ou "reforma do mercado", por exemplo,sobretudo numa perspectiva crítica,para descrever o ressurgimento de ideias derivadas do capitalismo laissez-faire (apresentadas pelo liberalismo clássico) e que foram implementadas a partir do início dos anos 1970 e 1980.Seus defensores advogam em favor de políticas de liberalização econômica extensas, como as privatizações, austeridade fiscal, desregulamentação, livre comércio, e o corte de despesas governamentais a fim de reforçar o papel do setor privado na economia.