• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: mimsaii
  • Perguntado 7 anos atrás

Os gestores em agronegócios são profissionais que possuem diversas atribuições ligadas a evolução das cadeias produtivas e da inserção de tecnologias no meio rural, agroindustrial e até mesmo urbano. Para que suas atribuições sejam corretamente conduzidas, exige-se um completo diagnóstico dos atores e dos sistemas os quais terão sobre si a ação do referido gestor. No que tange ao entendimento do nível de adoção das inovações por parte dos atores sociais, é de bom alvitre que o Gestor de Agronegócios se utilize de métodos de Extensão Rural para obter informações que permitam classificar seu público de trabalho em uma das cinco categorias de adoção de inovações propostas por Rogers (1995). Sobre este assunto, analise as seguintes afirmações.

I. O modelo proposto por Rogers (1995) segmenta uma amostra populacional em cinco categorias, sendo estas a de inovadores, adotadores (ou adotantes precoces), maioria inicial, maioria tardia e retardatários.
II. Os inovadores são mais receptivos à adoção das novas tecnologias, assumindo os riscos ligados a adoção de técnicas e de conhecimentos que não foram completamente validados.
III. Os retardatários são caracterizados por serem os indivíduos mais céticos na adoção das inovações. No geral, possuem recursos limitados e já se encontram acomodados com seu modelo tecnológico atual.
IV. Embora existam categorias distintas de adotantes de inovações, os métodos usados para que cada categoria adote uma inovação são os mesmos, facilitando o trabalho extensionista a ser conduzido pelo gestor de agronegócios.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.
Alternativa 2:

I e II, apenas.
Alternativa 3:

II e IV, apenas.
Alternativa 4:

I, II e III, apenas.
Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: Matheusieti
11

A alternativa 5 está correta.

Em primeiro lugar o Agronegócio é um setor da agricultura que cuida diretamente dos negócios relacionados a essa produção a partir de uma ótica econômica, cuidando da parte financeira das transações agropecuárias por exemplo.

Assim, o planejamento estratégico se desenvolve a partir de quatro instrumentos básicos, sendo:

O ato de planejar;

A organização;

A direção e o controle.

Os setores empresariais precisam utilizar a gestão de qualidade com base no planejamento, analisando o que foi produzido e utilizando as avaliações para mensurar as possíveis estratégias desde o micro até o macro da empresa.

Perguntas similares