• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rafaelaj993
  • Perguntado 7 anos atrás

A linguagem humana se apresenta, inicialmente, como uma produção interativa associada às atividades sociais, sendo ela o instrumento pelo qual os interactantes, intencionalmente, emitem pretensões à validade relativas às propriedades do meio em que essa atividade se desenvolve. A linguagem é, portanto, primariamente, uma característica da atividade social humana, cuja função maior é de ordem comunicativa ou pragmática (BRONCKART, 2003, p. 34).



Nessa perspectiva, registre como é vista a concepção de linguagem contida na LDB n. 5.692/71, que passa a nortear o ensino de LP a partir da década de 1970. Por essa vertente, como é entendida a língua e a linguagem? Além disso, registre sua percepção sobre o seu processo de alfabetização. A escola possuía recursos pedagógicos interessantes para esse processo? Na sua casa houve algum suporte à sua alfabetização?

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Naquele período a concepção de educação partir da visão tradicionalista.

Na minha casa o suporte da alfabetização aconteceu a partir do auxílio dos pais e dos educadores nas escolas, porém, enquanto estive na educação básica experienciei a educação na perspectiva escolanovista.

O ensino tradicional priorizava o individualismo, e, os alunos deveriam seguir aquilo que estava sendo passado pelo professor sem questionamentos, ou seja, essa modalidade era rígida e tinha como propósito o incentivo a memorização do conteúdo.

Perguntas similares