“A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela”.
A perspectiva sociológica da Educação, desenvolvida por Émile Durkheim, aponta para teses que marcaram as reflexões das ciências sociais sobre educação. Segundo Durkheim:
Escolha uma:
a. historicamente, os sistemas de educação se formaram e se desenvolveram observando a religião, a organização política, o grau de desenvolvimento das ciências e o estágio do trabalho.
b. a educação indica o efeito da ação do indivíduo sobre a sociedade, uma vez que a autoanálise é referência para a análise do grupo social.
c. todas as sociedades tiveram sempre e para qualquer idade uma educação igualitária e homogênea, que se autorregula de tempos em tempos.
d. apenas as sociedades desenvolvidas possuem um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo unânime.
Respostas
respondido por:
18
A alternativa A está correta.
Durkheim foi um pensador científico do campo social que definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente.
Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.
Ele desenvolveu a solidariedade social, refletindo também sobre a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
respondido por:
9
Resposta:
A) Historicamente, os sistemas de educação se formaram e se desenvolveram observando a religião, a organização política, o grau de desenvolvimento das ciências e o estágio do trabalho.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás