• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elisangelakf
  • Perguntado 7 anos atrás

PERGUNTA 5
Poderíamos elencar muitas características que fazem da obra de José Bento Monteiro Lobato muito marcante e importante para a História da Literatura Infantil. Entre elas, destacamos especialmente uma, que foi citada no texto a seguir. Observe:

“Narizinho, Pedrinho e Emília são os protagonistas da história. Sua voz ecoa por todo o texto; personagens determinadas, não se submetem à vontade do adulto e não se deixam dominar. A voz da criança, antes abafada, começa a despontar e se faz ouvir. Há um pacto de leitura estabelecido entre o narrador e seus leitores, que muitas vezes se identificam com as personagens graças ao humor, às brincadeiras das crianças e à irreverência da boneca. Desta forma, a produção literária de Monteiro Lobato, dirigida ao leitor infantil, permanece atual. Tendo em vista as razões expostas, podemos afirmar que Monteiro Lobato é um contemporâneo”.

BECKER, Nilza de Campos. A contemporaneidade de Monteiro Lobato.
Revista FronteiraZ, São Paulo, n. 6, abril de 2011.

A partir da citação apresentada, qual característica de Lobato que tornou sua obra atemporal e marcante?

A construção da linguagem – a valorização de uma linguagem conhecida da criança, evitando arcaísmos e construindo neologismos.
O pacto da fantasia – Lobato construiu um mundo mágico e envolvente, em que o faz de conta torna tudo possível.
O protagonismo da criança – a criança tem autonomia de pensar, de agir, de construir o seu conhecimento.
A intertextualidade – a obra de Lobato explorava relação es intertextuais com cinema, quadrinhos, contos de fadas, folclore brasileiro.
O delineamento de personagens adultos que permitia que a imaginação das crianças fluísse: personagens adultos que não sufocam a criatividade infantil.

Respostas

respondido por: biancabonita41oujkg9
11

Resposta:

O protagonismo da criança – a criança tem autonomia de pensar, de agir, de construir o seu conhecimento.

respondido por: igorbs91
6

Resposta:

O protagonismo da criança – a criança tem autonomia de pensar, de agir, de construir o seu conhecimento.

Explicação:

Todas as características listadas na questão estão presentes e constituem a literatura infantil de Lobato. Porém somente uma é citada e está presente na citação: a emancipação da criança, a sua centralidade e protagonismo. Na obra de Lobato as crianças tomam as próprias decisões, têm voz própria e fazem as próprias descobertas. É essa a característica descrita no texto citado no enunciado da questão.

Perguntas similares