Analise a imagem acima e responda às questões abaixo:
1-.Qual aspecto da politica brasileira durante a Primeira República o artista representou na imagem?
2- Qual crítica o autor pretende estabelecer ao eleitor e ao político daquele período?
3-A imagem relaciona alguma prática política atual? explique se.
Respostas
1) O aspecto da política brasileira na imagem datada de 1907, representa o coronelismo e a manipulação coerciva e fraudulenta dos votos para garantir a maioria no Congresso Nacional.
Para garantir o voto dos eleitores, que não era secreto e o exercício da fraude eleitoral da República Velha, todo o processo eleitoral era controlado pelos coronéis, grandes latifundiários que exercendo um clientelismo local, a troca de favores, controlavam a população c om o chamado "curral eleitoral".
O coronelismo era um compromisso entre o poder privado e o poder público, instalado em longo processo histórico e enraizado na estrutura social. Comprados, ou sob ameaça, a vontade real dos eleitores não era expressa, e sim a dos coronéis que os controlavam como faziam com seus cavalos, e por isso deu-se o nome de "voto de cabresto".
Com o poder que os coronéis tinham sob o eleitorado, os candidatos a governista seriam eleitos facilmente, e em troca, nomeavam aliados ou parentes dos coronéis para importantes cargos no município, como juízes locais e delegados. Desta forma, o governador teria controle sobre o poder estadual e o presidente não teria oposição no Congresso Nacional.
2) A crítica fica na coerção da vontade do povo, em exercer a vontade imposta pelos coronéis, em troca de favores ou mesmo pela violência.
3) É certo que hoje esta prática coronelista está presente ainda hoje na política brasileira, seja nomeando juízes, delegados, ministros e secretários, manipulando coligações, trocando favores e favorecimentos por votos e apoios aos candidatos que são mais desejáveis e convenientes, para suas práticas politicas e principalmente econômicas.
Bons estudos!