Sistema cardiovascularDurante todo o tempo o sangue flui, constantemente, por uma vasta rede vascular por todos os nossos tecidos. O coração bombeia continuamente, a cada sístole, um volume de sangue para nossas artérias. O sangue encontra uma resistência ao fluxo, proporcionada em grande parte pelo próprio atrito das moléculas e células sanguíneas contra a parede de um longo caminho encontrado a frente através de nossos vasos sanguíneos, de variados diâmetros e numerosas ramificações. [...] Através de uma vasodilatação ou de uma vasoconstrição, a cada momento, o fluxo sanguíneo em um tecido pode aumentar ou diminuir, devido a uma menor ou maior resistência proporcionada ao mesmo. Dois importantes fatores que determinam o fluxo φ em um vaso, a pressão P e a resistência ao fluxo R, podem ser demonstrados pela seguinte fórmula: φ = P/R . Analisando-se a situação descrita, pode-se inferir que *
a) sempre que houver um aumento da pressão haverá um aumento do fluxo, independentemente do que houver com a resistência.
b) sempre que houver um aumento da pressão haverá uma redução no fluxo, independentemente do que houver com a resistência.
c) sempre que houver uma redução na pressão, sem mudança na resistência, haverá redução no fluxo.
d) sempre que houver redução na resistência, sem haver mudança na pressão, haverá redução do fluxo.
e) sempre que houver aumento do fluxo haverá redução na resistência, independentemente do que houver com a pressão.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Letra C
Explicação:
Com base na análise da fórmula dada, pode-se inferir que haverá uma relação de proporção direta entre φ e P, se R for constante, e uma relação inversa entre φ e R, se P for constante.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás