• Matéria: ENEM
  • Autor: barbarahjessica2011
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o trecho:Até uma época recente, digamos até o final da década de 1950, a noção de polissemia não era praticamente definida. Supunha-se que um texto de teatro veiculava um único sentido, do qual o dramaturgo detinha as chaves. Assim sendo, cabia ao encenador e aos intérpretes a tarefa de mediatizar esse sentido, fazer com que ele fosse apreendido (compreendido, sentido...) da melhor maneira possível pelo espectador.Segundo esse autor, até meados do século XX, o teatro ainda resistia a reconhecer a cena como uma multiplicidade de signos.PORQUETanto o encenador quanto o intérprete eram sentidos e entendidos como os veículos ideais para a criação da personagem.Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar queA)a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.B)a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.C)as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.D)as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.E)as duas são falsas.

#ENADE

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
0

A alternativa correta é a letra D: as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

I- Verdadeira. O autor afirma que antigamente o teatro apresentava o texto somente com um significado. Porém os textos teatrais são motivados pela polissemia.

As cenas teatrais podem ser interpretadas de diferentes formas. Não têm apenas um significado. Irá depender da interpretação de cada um.

II- Verdadeira. O encenador e o intérprete eram vistos como veículos ideias para a representação do personagem. Ambos são responsáveis pelo modelo ideal de criação.

Abraços!

Perguntas similares