Na natureza, um metal constituído tão somente por um tipo de átomo, é simplesmente impossível. Impurezas ou átomos diferentes estarão sempre presentes e alguns existirão como defeitos pontuais nos cristais. Mesmo com métodos requintados e sofisticados, dificilmente conseguirá refinar metais até uma pureza superior a 99,9% A maioria dos metais não são altamente puros, ao invés disso, eles são ligas.
Sobre ligas metálicas e tipos de defeitos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Há quatro tipos distintos de defeitos (puntiforme, de linha, bidimensional e volumétricos) e estes geralmente são gerados por processo de fabricação, mas nunca por agitação térmica ou solidificação.
( ) A inclusão de átomos de impurezas a um metal acarretará na formação de uma solução sólida e/ou de uma nova segunda fase, dependendo dos tipos de impurezas, das suas concentrações e da temperatura da liga.
( ) As impurezas também podem trazer benefícios para uma liga, uma vez que o carbono forma uma solução substitucional com o ferro, aumentando a resistência mecânica.
( ) Em uma solução sólida substitucional, a solubilidade de um elemento em outro (soluto e solvente) será elevada dependendo de quatro fatores: estruturas cristalinas igualitárias, valências igualadas, eletronegatividades próximas e raios atômicos com valores próximos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, V, F.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
F, V, F, V.
V, V, V, V.
Respostas
Resposta:
F;V;F;V
Explicação:
Os defeitos, além de serem originados pela fabricação, também podem ser originados pela solidificação e pela agitação térmica.
A agitação térmica, por exemplo originara a vacância ou lacuna( defeito pontual mais simples existente).
Numa liga de ferro carbono, tem se a presença de uma solução intersticial e não substitucional, já que o átomo de cobre tem um raio pequeno, ocupando os interstícios.
Resposta:
F, V, F, V
Explicação:
Sendo direto:
Os defeitos, são originados pela fabricação, solidificação e pela agitação térmica. Esta originará a vacância ou lacuna (defeito pontual mais simples existente).
Na liga de ferro-carbono, se da a presença de uma solução intersticial e não substitucional, porque que o átomo de cobre tem um raio pequeno, e ocupa os interstícios.