Assim se espalhou e se propagou a ideia da democracia racial, expressão já existente e da qual Freyre se apropriou para consolidar sua teoria”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 56. Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale corretamente a alternativa que identifica as três culturas que constituem de forma pacífica e harmônica a nacionalidade segundo Gilberto Freyre. A a francesa, a portuguesa e a europeia. B a indígena, a espanhola e a portuguesa. C a europeia, a francesa e a africana. D a africana, a espanhola e a indígena. E a europeia, a indígena e a africana
Respostas
A alternativa E está correta.
Gilberto Freyre foi um sociólogo que buscou estudar questões importantes para a sociedade Brasileira como através de reflexões acerca das relações raciais no País.
Freyre desenvolveu uma das grandes obras para o campo da sociologia nacional o livro "Casa-Grande & Senzala" buscando resgatar a auto-estima do povo brasileiro, ao analisar a diversidade da formação social como motivo de orgulho e força, estando do lado de grandes escritores como Florestan Fernandes e Sérgio Buarque de Holanda por exemplo.
Resposta:
E a europeia, a indígena e a africana.
Explicação:
Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “[...] a europeia, a indígena e a africana -, o escritor difundiu a ideia de que o Brasil estava isento do racismo que assolava os outros países”. (texto-base, p. 56)