A construção do diagrama do corpo livre é de fundamental importância na Mecânica e Resistência dos Materiais, pois todas as forças que atuam em um elemento estrutural podem ser avaliadas de maneira correta e, dessa forma, a determinação das forças internas e seus efeitos, como as tensões e deformações, podem ser estimadas. Estruturas podem ser projetadas para suportarem cargas dentro de seus limites aceitáveis. Além disso, a verificação de possíveis falhas estruturais torna-se possível. Com relação ao diagrama do corpo livre, analise as afirmativas a seguir.
I - O diagrama do corpo livre é um desenho simplificado da situação que é observada na realidade. Nele, todas as forças que atuam em um elemento devem ser representadas, com exceção das forças de reação.
II - Nem todas as forças devem ser representadas em um diagrama, ou seja, a força peso de uma barra de aço sempre pode ser desprezada em relação as outras forças envolvidas.
III - Para a construção do diagrama, é necessário isolar o elemento, corpo ou região que se deseja analisar. Quando se faz isso, é necessário supor que existam forças de interação com elementos que não estão sendo representados no diagrama.
IV - Ao finalizar a construção do diagrama, o próximo passo para a determinação das forças que atuam em um estrutura é a aplicação das condições de equilíbrio estático, fornecido pela mecânica.
V - Quando não se conhece a intensidade de uma força, não se deve representar ela no diagrama.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas verdadeiras.
Alternativas
Alternativa 1:
II, somente.
Alternativa 2:
III, somente.
Alternativa 3:
I e II, somente.
Alternativa 4:
III e IV, somente.
Alternativa 5:
III e V, somente.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A) A) II, somente.
Explicação:
Página 44 do livro Unicesumar
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás