Respostas
Guerra dos Sete Anos durou de 1756 a 1763 e foi um conflito entre a Inglaterra e França. A principal consequência do conflito foi a Independência dos Estados Unidos (1783), deflagrada pelo descontentamento com as imposições da Inglaterra sobre a colônia americana como forma de restaurar as perdas econômicas ocorridas durante a guerra
Explicação:
A Guerra dos Sete Anos durou de 1756 a 1763 e foi um conflito entre a Inglaterra e França. A principal consequência do conflito foi a Independência dos Estados Unidos (1783), deflagrada pelo descontentamento com as imposições da Inglaterra sobre a colônia americana como forma de restaurar as perdas econômicas ocorridas durante a guerra.
A guerra se espalhou por três continentes e foi travada tanto na Europa como na América, Caribe e Índia. Por isso, é considerada o primeiro conflito mundial. Isso ocorria, também, porque os conflitos ultramarinos refletiam diretamente nas colônias.
Havia duas frentes principais de guerra. A primeira frente, na Europa, era a hostilidade entre a Prússia e a Áustria ainda não resolvida após a Guerra da Sucessão Austríaca e que se expandiu por meio de alianças que envolveram todo o continente.
A segunda frente do conflito era a rivalidade colonial entre a Grã-Bretanha, França e Espanha. Devido a esse ponto, a Guerra dos Sete Anos ficou conhecida na América como Guerra Franco-indígena e começa anos antes, em 1754 na batalha pelo controle do Vale de Ohio.
A Espanha apoiava a França e Portugal conseguiu-se manter neutro durante algum tempo, até a ameaça do rei Luis XV de invadir o Brasil e ocupar os portos no Rio de Janeiro.
O início da Guerra dos Sete Anos em si começa entre agosto e outubro de 1757, quando Frederico II, da Prússia, invade e derrota a Saxônia. Em janeiro de 1757, o Sacro Império Romano, que era liderado por Maria Teresa de Habsburgo, imperatriz da Áustria, declara guerra à Prússia. No Caribe, ocorrem batalhas navais entre a Marinha Real Inglesa contra a Espanhola e a Francesa.
Causas
O início da Guerra dos Sete Anos em si começa entre agosto e outubro de 1757, quando Frederico II, da Prússia, invade e derrota a Saxônia. Em janeiro de 1757, o Sacro Império Romano, que era liderado por Maria Teresa de Habsburgo(imperatriz da Áustria)declara guerra à Prússia. No Caribe, ocorrem batalhas navais entre a Marinha Real Inglesa contra a Espanhola e a Francesa.
Houve intensas batalhas nas regiões da Silésia, Boêmia e Saxônia, que são regiões fronteiriças entre a Prússia e Áustria.